Obra da ponte Valparaíso-Novo Gama permanece paralisada um ano após o seu início

11 março 2025 às 17h19

COMPARTILHAR
“Muita gente depende dessa ponte para ir trabalhar, estudar e até mesmo para consultas médicas. A interdição está prejudicando demais”, constatou o vereador, que também é engenheiro civil. Ele complementou: “A Defesa Civil interditou o local para preservar vidas, mas isso tem causado transtornos e indignação na comunidade”.
Diante do imbróglio, o parlamentar encaminhou um ofício à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) solicitando esclarecimentos sobre a paralisação e um prazo para a retomada dos trabalhos. “O prazo regimental para resposta é até o dia 21, podendo se estender até o dia 23, mas não há garantia de que responderão dentro desse período”, pontuou Cleiton.

Moradores e motoristas que dependem da via, cobram agilidade na resolução do impasse, alertando para os problemas gerados pela interdição parcial do trajeto e a falta de previsão concreta para a conclusão da obra.
A nova estrutura em concreto armado substituirá a antiga passagem de madeira, que estava condenada. A construção foi anunciada pelo governo estadual em março de 2024, com previsão de conclusão em oito meses. No entanto, os trabalhos foram interrompidos em novembro de 2024 e, até o momento, não há previsão para retomada.
Obras deveriam ter sido reiniciadas em janeiro
De acordo com a Seinfra, a paralisação se deu devido ao período chuvoso e dificuldades operacionais. Em nota enviada ao Jornal Opção Entorno em janeiro, a agência frisou que a interrupção não seria por muito tempo: “A obra da ponte Pacaembu-Pedregal está temporariamente paralisada devido às intensas chuvas que afetam a região. A estimativa é que, com a estiagem das chuvas, prevista para a segunda quinzena de janeiro, os serviços sejam retomados”. Todavia, a retomada não ocorreu até agora.
A ponte foi projetada para ter 30 metros de extensão, duas faixas de tráfego, acostamentos, passarela para pedestres, guarda-rodas e guarda-corpos, e recebeu um investimento de R$ 2,73 milhões provenientes de emenda parlamentar destinada à Seinfra pelo senador Wilder Morais (PL).

A estrutura deverá suportar até 45 toneladas e proporcionar mais segurança e mobilidade. Em novembro de 2024, cerca de 48% da obra havia sido concluída antes da paralisação.
O Jornal Opção Entorno entrou em contato com a Goinfra, que respondeu por e-mail à reportagem: “A construção da ponte que ligaria o bairro Pacaembu, em Valparaíso de Goiás, ao bairro Pedregal, em Novo Gama, é uma obra da Secretaria de Estado da Infraestrutura. Portanto, já repassamos a sua demanda para a comunicação da Seinfra. Estamos à disposição”. Até o fechamento desta edição não obtivemos a resposta da Seinfra; contudo, o espaço segue aberto para esclarecimentos.
Leia também:
Construção de ponte entre Novo Gama e Valparaíso vai se tornar realidade