Cristiomário dialoga com prefeitos da Ride, já de olho na presidência da AMAB

18 novembro 2024 às 15h29

COMPARTILHAR
Responsável por mediar e defender, junto às esferas governamentais, os interesses de 33 cidades abrigadas sob o seu guarda-chuva institucional, a Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) já se prepara para ter, em breve, uma nova diretoria. No momento, o prefeito de Planaltina, Cristiomário Medeiros (PP), atual secretário-geral da entidade, se movimenta em ritmo de “pré-campanha”, como ele mesmo definiu, para suceder o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), na presidência.
Nos últimos dias, para fortalecer sua candidatura, Cristiomário visitou quatro municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), a fim de conhecer as principais demandas de cada localidade. São eles: Flores de Goiás e São João d’Aliança, que estavam celebrando aniversário; além de Alto Paraíso e Cavalcante, onde ocorreu, neste fim de semana, o Circuito Gastronômico Senac.
Cristiomário detalhou como foi seu roteiro na região: “Em Flores, o prefeito Altran Avelar (UB) tem interesse em compor a diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (Cisbango) e me dispus a ajudá-lo. Em São João d’Aliança eu conversei com a prefeita Débora Domingues (UB) e o prefeito eleito Genivam (PRD). Estive também em Cavalcante com o prefeito Vilmar Kalunga (PSB) e em Alto Paraíso com a vice-prefeita Helena (PRD)”.
Evento com prefeitos em Goiânia

Considerado favorito para assumir a próxima gestão da AMAB, em 2025, o gestor executivo de Planaltina de Goiás manteve o ritmo de negociações e diálogos também nesta segunda-feira (18), em Goiânia, ao encontrar Altran Avelar e, ainda, Marcus Rinco (UB), prefeito reeleito de Alto Paraíso, no evento Conecta Prefeitos, promovido pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e Agência Goiana de Habitação (Agehab).
Para os próximos dias, Cristiomário reforça que continua articulando, juntamente com Pábio Mossoró, um encontro dos prefeitos eleitos com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). “Ele vai ouvir as demandas de cada município em relação ao DF. Por exemplo, vamos retomar a conversa sobre a possibilidade do DF receber uma parte dos pacientes de Cavalcante, naquilo que a cidade não consegue atender em saúde”, explica. “Já em relação à Planaltina, há a questão da necessidade da duplicação da DF-128, uma via hoje muito perigosa, com muitos acidentes”, finaliza.
Leia também:
Parcerias fortalecem o crescimento da região do Entorno em 2024