Vice de Daniel Vilela pode ser do Entorno de Brasília e pode ter “ão” no nome

25 fevereiro 2025 às 13h51

COMPARTILHAR
No chamado “Entorno Sul”, uma parte do Entorno de Brasília, comenta-se que dois nomes estão sendo articulados, de maneira substantiva, para a vice do pré-candidato a governador Daniel Vilela, do MDB, em 2026. No momento, Daniel Vilela é vice-governador de Goiás.
O curioso é que os nomes dos dois terminam em “ão”. Um é “gão” e o outro é “bão”. Como assim?
Os leitores já ouviram falar em Wilde Lopes Roriz, de 58 anos, e de Carlos Alves dos Santos, de 49 anos? É possível que não.
Se não ouviram têm certa razão. Porque Wilder Lopes Roriz é conhecido em todo o Entorno de Brasília e na Assembleia Legislativa como Wilde Cambão. Todos o chamam de Cambão, ou seja, com “ão” no final.
Carlos Alves dos Santos é mineiro do município de João Pinheiro. Mas o prefeito de Novo Gama é conhecido apenas como Carlinhos do Mangão. A rigor, é chamado de Mangão por crianças de 2 anos até idosos de 100 anos. Com “ão” no final.

Wilde Cambão foi reeleito deputado estadual, foi líder do governo na Assembleia Legislativa, é filiado ao PSD e é muito ligado ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e tem apreço pelo vice-governador Daniel Vilela. Ele é conhecido por sua diplomacia e capacidade de articulação política.
Carlinhos do Mangão foi reeleito prefeito em 2024, com 78,82% dos votos válidos. Uma votação que, de tão extraordinária, o transformou em um dos mais importantes líderes da base governista no Entorno do Distrito Federal.
Mas há um problema: Carlinhos do Mangão é do PL. Problema? Na verdade, pode acabar sendo uma solução. Ou seja, o PL poderia compor a base governista, lançando o vice de Daniel Vilela.
Entretanto, comenta-se que o União Brasil está de olho no passe de Carlinhos do Mangão. “O prefeito de Novo Gama vai apoiar, qualquer que seja a conjuntura, Daniel Vilela para governador”, frisa um prefeito da região. “Convém lembrar que, em 2022, o Entorno do DF garantiu a reeleição de Ronaldo Caiado para governador já no primeiro turno.”
Se Wilde Cambão for vice de Daniel Vilela, a mulher de Carlinhos do Mangão, Joscilene Martins, será candidata a deputada estadual. Porém, se o vice for Carlinhos do Mangão, Joscilene sai do páreo e apoia Cambão para deputado.
Leia também:
Entorno de Brasília planeja lançar o vice de Daniel Vilela em 2026