Comenta-se que, no momento, os três políticos mais fortes para a vice de Daniel Vilela (MDB) — que disputará o governo de Goiás em 2026, daqui a um ano e dez meses — são José Mário Schreiner, do MDB, Paulo do Vale, do União Brasil, e Gustavo Mendanha (tende a se filiar ao União Brasil).

Ex-deputado federal, José Mário Schreiner é presidente da poderosa Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg). É um líder respeitado e mantém forte ligação com o governador Ronaldo Caiado, do União Brasil.

Paulo do Vale, prefeito de Rio Verde, é um dos gestores mais bem avaliados de Goiás. Ele foi decisivo na vitória de seu candidato a prefeito do município — o médico Wellington Carrijo, do MDB.

Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha foi peça fundamental na vitória de Leandro Vilela, do MDB, para prefeito do município conurbado com Goiânia. Se não for candidato a vice, poderá ser candidato a senador.

Entorno de Brasília quer vaga de vice ou de senador

Célio Silveira, deputado federal pelo MDB | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Entretanto, líderes políticos do Entorno de Brasília não estão nada satisfeitos com a “pressa” do Sudoeste em definir o vice de Daniel Vilela. Eles dizem que há várias pessoas qualificadas que poderão ser parceiros de campanha do emedebista.

Políticos de Luziânia, de Águas Lindas, de Valparaíso de Goiás, de Formosa, de Novo Gama, entre outros municípios, exigem participação na chapa majoritária. Se há duas vagas “sobrando” na chapa majoritária — uma para vice e outra para o Senado —, por que uma, inquirem prefeitos, não pode ser destinada a um político do Entorno?

Lucas Antonietti e Daniel Vilela | Foto: Jornal Águas Lindas

Quais nomes do Entorno de Brasília que poderiam participar da chapa majoritária — que já tem dois nomes definidos, Daniel Vilela (para governador) e Gracinha Caiado (para senadora)?

Prefeitos consultados listam seis nomes, esboçados a seguir em ordem alfabética: Carlinhos do Mangão (prefeito reeleito de Novo Gama pelo PL, a caminho do União Brasil), Célio Silveira (deputado federal pelo MDB), Diego Sorgatto (prefeito reeleito de Luziânia pelo União Brasil), Lucas Antonietti (prefeito reeleito de Águas Lindas pelo União Brasil), Pábio Mossoró (prefeito de Valparaíso, conseguiu fazer o sucessor, Marcus Vinicius, do MDB) e Wilde Cambão (deputado estadual pelo PSD).

Pábio Mossoró: prefeito de Valparaíso de Goiás | Foto: Leoiran/Jornal Opção

Na disputa eleitoral de 2022, o Entorno de Brasília foi decisivo para a vitória do governador Ronaldo Caiado no primeiro turno. Numa cidade da região, o líder do União Brasil obteve mais de 70% dos votos. (Euler de França Belém)

Leia também:

Diego Sorgatto não descarta uma possível candidatura em 2026