Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), houve um aumento significativo na demanda por atendimento pediátrico nas unidades básicas de saúde (UBS) entre março e julho de 2023. Neste período, foram registrados 179.450 atendimentos, representando um crescimento de 63,82% em relação aos cinco meses subsequentes, quando 109.541 crianças foram atendidas.

Essa alta demanda por atendimento pediátrico demonstra a necessidade de atenção e investimento nesse segmento da saúde pública e a SES, em resposta à crescente procura, ampliou a rede pública de UTIs pediátricas em 15 leitos, totalizando 107 unidades nos últimos quatro meses. Essa medida visa garantir a disponibilidade de leitos para acolher os pacientes que necessitam de cuidados intensivos, tanto do DF, quanto aqueles provenientes dos municípios do Entorno e que procuram o HUB.

Atendimento pediátrico no DF

O aumento de 17% no número de leitos de enfermaria pediátrica em relação ao último ano, com a abertura de 42 novas vagas em hospitais de Brasília e Santa Maria, sinaliza uma crescente demanda por atendimento especializado para crianças. A criação de 15 leitos no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 14 no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), seis no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e sete no Hospital Universitário de Brasília (HUB), todos destinados ao tratamento de doenças respiratórias, sugere um possível crescimento na incidência dessas enfermidades na população infantojuvenil.

 Foto: Divulgação/HUB

O quadro de saúde que indica se a criança precisará ou não de uma UTI pediátrica será determinado pelo médico. O primeiro local que a população deve procurar no caso de sintomas respiratórios é a UBS de sua região. É a equipe da unidade que fará o atendimento da criança e o filtro para o devido encaminhamento. De lá, os pacientes podem ser orientados a procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou uma unidade hospitalar.

Assistência a pacientes do SUS

O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e gerencia 41 hospitais universitários federais, promovendo e fortalecendo suas atividades por meio de uma gestão de alto nível. Como hospitais ligados a universidades federais prestam assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).