Programa de castração gratuita de animais domésticos é lançado no Entorno
29 abril 2024 às 15h01
COMPARTILHAR
A Prefeitura de Luziânia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH-LUZ), acaba de lançar o programa “Quem Ama Castra”, para o controle reprodutivo de cães e gatos. Com isso, tutores que são moradores do município e têm inscrição no CadÚnico podem submeter seus animais ao processo de esterilização gratuitamente, em clínicas veterinárias credenciadas.
A ação, realizada, com recursos do fundo municipal de meio ambiente, segue as regras previstas na Portaria Normativa no 001/2023, que “dispõe sobre a instituição de Políticas Públicas de Castração de Animais gratuita de cães e gatos, e regulamenta o programa de castração no município de Luziânia”.
Segundo o titular da SEMARH-LUZ, Daniel Rodrigues de Queiroz Neto, estima-se que haja cerca de 5 mil cães e gatos em situação de rua em Luziânia. De acordo com ele, o programa visa justamente abarcar esse quantitativo, a fim de diminuir a superpopulação dos bichos e minimizar o abandono de ninhadas. “Consequentemente, ajudamos a reduzir as zoonoses, com benefício à saúde dos animais e também das pessoas”, explica o secretário.
Critérios para participar do programa
Além da residência em Luziânia e a inscrição no CadÚnico, tutores que quiserem participar do programa também devem ser maiores de 18 anos, ter e-mail ativo e celular com WhatsApp, canais de comunicação utilizados para a Secretaria entrar em contato com os responsáveis.
É possível cadastrar, pelo portal da prefeitura, até dois animais por CPF. “No site, as pessoas conseguem acompanhar o status do cadastro, enquanto realizamos as validações e agendamentos das clínicas onde cada proprietário levará seus animais para atendimento”, detalha Daniel Rodrigues.
Entre as exigências do programa para a esterilização, estão as de que os cães ou gatos não apresentem lesões cutâneas, não sejam epilépticos e não estejam obesos ou no cio. As fêmeas, além de se encaixarem nesses critérios, também não podem estar em fase avançada de gestação ou amamentando. Recomenda-se, ainda, que os animais sejam vacinados, vermifugados e livres de pulgas e carrapatos.
Outros que podem solicitar o procedimento de castração são pessoas físicas ou ONGs com mais de 10 animais, sendo considerados grandes plantéis. Neste caso, é preciso preencher um Termo de Referência e levá-lo presencialmente, juntamente com a documentação exigida, para a SEMARH-LUZ.