De acordo com o médico neurologista Heitor Felipe Lima, a campanha é importante para que um público mais amplo possa entender melhor o assunto. “A iniciativa pode alcançar um número maior de pessoas e mostrar que não há nada de errado em ter dificuldades emocionais ou afins, e que é possível reconhecer, enxergar e acolher”.

O especialista complementa explicando que não cuidar da saúde mental está ligado a um conceito obsoleto. “Por muito tempo, qualquer adoecimento mental era representado por situações mais graves, como aquelas imagens de pessoas com camisas de força ou em manicômios, que eram veiculadas com todos os problemas que abarcavam. Hoje, graças a Deus, foram superadas”.

Heitor Felipe Lima: “Existe uma predominância de doenças como ansiedade e depressão na sociedade”

Ele enfatiza que a evolução dos estudos na área de saúde mental e a diminuição do preconceito sobre o assunto incentivam a população a buscar ajuda especializada. Existe uma predominância de doenças, como ansiedade e depressão na sociedade, mas há, também, uma quantidade significativa de ferramentas para lidar com a questão. “Comparando com o que acontecia há décadas atrás, hoje os tratamentos são muito mais eficazes”, frisa o neurologista.

Atendimentos e atividades para a população

Algumas prefeituras estão realizando atividades neste mês que são alusivas ao Janeiro Branco. A Secretaria de Saúde de Planaltina de Goiás, por exemplo, iniciará a programação com uma caminhada no parque Turístico Nascentes do Rio Maranhão, de 8 às 12h, no dia 19, segundo informa a secretária de Saúde Daniela Borges Meneses.

Daniela Borges Meneses divulga as palestras que serão ministradas por psicólogos em Planaltina de Goiás

Em outro parque da cidade, localizado no setor Santa Rita, o evento intitulado “Um diálogo necessário” vai oferecer consultas e outras atividades. “Teremos atendimentos com nutricionista, fisioterapeutas e psiquiatra, além de rodas de conversa com psicólogos, palestras e atividade de relaxamento com educador físico”, informa a gestora.

Já no município de Santo Antônio do Descoberto, estão programadas palestras que acontecem a partir do dia 15 de janeiro e seguem até o dia 25, segundo o secretário municipal de Assistência Social, Alexandre de Jesus Assis. “As palestras serão ministradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e abordarão a saúde mental. Todas serão ministradas por psicólogos e assistentes sociais, e direcionadas aos grupos familiares atendidos pelo programa de Atendimento Integral à Família”.

Acolhimento psicológico e palestras

Em Valparaíso de Goiás, todas as unidades de saúde terão atividades relativas à campanha, com início no dia 9 de janeiro, de acordo a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Ana Andréa Ramalho dos Reis. “Criamos uma estratégia para conscientizar e valorizar questões relacionadas com a saúde mental e emocional, que vão desde o acolhimento psicológico, rodas de conversa, meditação e dinâmicas interativas”, divulga.

Já as palestras trazem temas relacionados à saúde mental dos trabalhadores, como, por exemplo, a “Síndrome de Burnout”. A programação segue durante todo o mês.

O Centro de Atenção Psicossocial vai sediar as atividades abertas ao público de Cristalina. Foto: Divulgação

Por fim, em Cristalina, nos dias 17 e 18 (no distrito de Campos Lindos) haverá uma caminhada saindo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) seguida da palestra: “Saúde mental enquanto há tempo”, com um café da manhã para os presentes. Todas as ações serão abertas ao público.