Mutirões de cirurgias reduzem fila de espera em municípios do Entorno
26 fevereiro 2024 às 13h13
COMPARTILHAR
A realização de mutirões de cirurgias oftalmológicas ajuda a dar maior qualidade de vida a centenas de pacientes no Entorno. Essas ações acontecem nos municípios de Santo Antônio do Descoberto e Luziânia, com o objetivo de zerar as filas de espera por procedimentos cirúrgicos.
Uma dessas iniciativas é o programa “Mais Visão”, promovido pela Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O intuito é facilitar o acesso da população às cirurgias de catarata e pterígio, e desafogar a demanda de pacientes. Serão ofertadas 450 cirurgias em duas fases, sendo que a primeira ocorreu no dia 20 de fevereiro, para aqueles que entregaram previamente, entre os dias 15 e 17, a documentação exigida.
Durante o mutirão de triagem, que aconteceu no Ginásio da Escola do Futuro, compareceram cerca de 400 pessoas inscritas, sendo priorizadas aquelas que aguardavam vaga por meio da regulação. “Estamos aqui para cumprir com esse serviço, que só traz benefícios à população. Nosso objetivo é zerar a fila de pacientes que aguardam pelos procedimentos. Hoje, são cerca de 160 na espera, mas a demanda triplicou após o lançamento do programa”, afirma o secretário de Saúde do município, Alessandro Viana.
Atuação parlamentar
Essas cirurgias serão possíveis devido aos recursos destinados por parlamentares para a implementação do projeto. “Destinamos R$ 500 mil, por meio de emenda parlamentar para o programa Mais Visão, uma parceria com o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e, em Santo Antônio do Descoberto, com o prefeito Aleandro Caldato (UB), para contribuir com redução das filas de cirurgias oftalmológicas”, destaca o deputado federal Ismael Alexandrino (PSD).
Durante o lançamento do programa, Ismael e Vanderlan assinaram diversos ofícios com emendas para fortalecer a saúde no município. “A região metropolitana do DF é uma das mais importantes do nosso estado e nós sabemos o quanto é necessário investir em saúde nos municípios que a compõe. Vamos trabalhar para reduzir as filas de cirurgias eletivas. No ano passado, nosso mandato iniciou, em parceria com as prefeituras, um programa que visa diminuir as filas para procedimentos oftalmológicos. Já estivemos em Alexânia e Formosa”, relata o deputado federal.
O senador Vanderlan Cardoso ressalta que esse tipo de ação traz benefícios para a população. “Estamos realizando esse trabalho em todo o estado, levando recursos para cirurgias eletivas nos municípios. Já são mais de 30 mil procedimentos cirúrgicos realizados por meio dos nossos recursos. Essa é a forma que eu gosto de trabalhar, com ações que fazem a diferença na vida das pessoas”, frisa ele.
Para o prefeito Aleandro Caldato, a missão da gestão é trazer, a cada dia, mais saúde e qualidade de vida para os moradores de Santo Antônio. “Essa ação não tem preço, essa ação tem valor. Agradeço aos parlamentares por atenderem nossos pedidos e também pelos recursos destinados para este programa, que vai melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirma.
Opera Luziânia chega a sua 3ª etapa
No início deste mês, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), lançou a 3ª edição do mutirão “Opera Luziânia”, voltado exclusivamente para pacientes com 60 anos ou mais. O foco será a realização de procedimentos para tratar condições como catarata e pterígio. Maior causa de cegueira reversível no mundo, a catarata é provocada por fatores genéticos e ambientais, sendo condicionada, na maioria dos casos, ao envelhecimento. Já o pterígio se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido na lateral do olho, com possível invasão do globo ocular.
Sorgatto comemora o sucesso do programa, que em 3 anos já realizou mais de 60 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias eletivas, não só as oftalmológicas, como também as de hérnia, laqueadura, vasectomia e tratamento de varizes. “Inicialmente, o programa Opera Luziânia nasceu da necessidade de diminuirmos a fila de cirurgias no município, que estava represada, sobretudo, por conta da pandemia de Covid-19. Como já esperávamos, a procura foi muito grande e mais de 22 mil pessoas já passaram por alguma dessas cirurgias no mutirão”, declara.
Parceria com deputados
O prefeito destacou o investimento recorde na saúde: “É como costumo dizer: em três etapas do Opera Luziânia, já fizemos mais que o dobro de cirurgias que a gestão anterior fez em 8 anos. E não falo isso por vaidade, mas para mostrar o nosso compromisso com a população e com quem estava há quase 10 anos esperando na fila para operar”, salienta. “Todo equipamento necessário para a recuperação, como meias de compressão e óculos, foi doado pela prefeitura sem nenhum custo para os pacientes”, assinala.
Ele também enaltece a parceria com deputados da cidade. “Investimos R$ 25 milhões nas três etapas do mutirão, a maior parte provenientes de recursos próprios do município. Também contamos com emendas parlamentares do deputado estadual Wilde Cambão (PSD) e do deputado federal Célio Silveira (MDB)”, informa.
Sobre a previsão de uma quarta etapa, o prefeito diz que a expectativa é zerar a fila de cirurgias no município já nesta edição. “Mas caso exista necessidade, podemos realizar outro mutirão; no entanto, ainda não temos nada decidido neste sentido”, conclui.