Dados apontam queda da criminalidade na Região Metropolitana do Entorno
06 agosto 2024 às 12h29
COMPARTILHAR
A titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury; o subsecretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, delegado Gustavo Carlos Ferreira; e o gerente de apoio às Delegacias Regionais do Entorno da Polícia Civil, delegado Queops Barreto; falaram ao Jornal Opção Entorno sobre a queda da criminalidade na região.
De acordo com os dados do Observatório da Segurança da SSP-GO, os furtos e roubos a pessoas nas ruas caíram mais de 35% e o índice de homicídios teve queda de até 75,8%. Roubos e furtos de veículos caíram 95,2% e 74,6%, respectivamente. No primeiro semestre de 2018 foram contabilizados 1.918 roubos de veículos. Nos primeiros seis meses deste ano, apenas 92. No caso dos furtos, as ocorrências passaram de 1.621 para 412.
Segundo Caroline Fleury, os números são vitoriosos, para uma região que até pouco tempo atrás era considerada como uma das mais perigosas do país. “Existia um outdoor na entrada de uma cidade, com os dizeres: bem-vindo ao município mais violento do país. Infelizmente, essa era uma marca muito ruim da região, porque a segurança é a base de tudo”, afirma a titular da SEDF-GO.
A secretária destaca principalmente as ações e políticas públicas do Governo de Goiás como fator fundamental para o decréscimo da criminalidade. “O governador Ronaldo Caiado (UB) investiu muito em equipamentos. Em paralelo, também há o investimento na prevenção. Nós estamos falando das cidades monitoradas, juntamente com todos os prefeitos que sabem da importância e do reflexo positivo de uma boa segurança, com municípios com câmeras de monitoramento e ações de segurança municipais”.
Atenção especial à região do Entorno
O delegado Gustavo Carlos Ferreira enfatiza que os resultados se devem ao empenho do governador Ronaldo Caiado em diminuir os índices de criminalidade na região do Entorno. “Ele deu uma atenção especial à segurança pública, em especial, à Região Metropolitana do Entorno. Hoje, nenhuma das cidades de Goiás está entre as 100 mais perigosas do país. Temos melhores condições de exercer nosso trabalho, com equipamentos de qualidade, renovação de armas de fogo e a frota renovada a cada dois anos. Foram entregues 90 veículos ao comando de patrulhamento rodoviário de Goiás”, detalha.
Para o delegado Queops Barreto, as forças de segurança foram integradas de fato, o que propiciou a redução da criminalidade em vários aspectos. “Com certeza, as ações do governo foram importantes para chegarmos nesse número relevante para o Entorno, que há muito tempo vivia um estado de insegurança muito grande. Foram ações de investimento, a exemplo do último concurso público, que contratou mais de mil policiais”, frisa Queops.
Na comparação entre o primeiro semestre de 2024 e o mesmo período de 2018, a queda chega a 75,8% em homicídios dolosos. “A expectativa é melhorar cada vez mais a segurança em todo o estado. A cada ano, estamos conseguindo bater os índices dos anos anteriores. Então, a segurança pública se torna efetiva com a redução desses índices e com mais força no combate ao crime organizado. A população está mais segura e realmente sente na prática, no cotidiano. Este é um trabalho de inteligência constante e de operação com as outras forças policiais”, conclui.
Leia também:
Câmeras de videomonitoramento são aliadas na segurança de municípios da Ride