Iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Goiás (Semad), o Prêmio Goiás Sustentável visa reconhecer práticas inovadoras voltadas à sustentabilidade, educação ambiental e melhoria da qualidade de vida em território goiano. Um dos 25 finalistas é um projeto realizado no Entorno, intitulado: “Saneamento Rural – Instalação de 61 fossas sépticas no Assentamento Vitória, Cristalina-GO”, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba).

Esses sistemas individuais de tratamento de esgoto – conhecidos como fossas sépticas – permitem o descarte correto de dejetos sem contaminar a água utilizada para consumo ou na agricultura, aliando, portanto, a sustentabilidade à saúde e condições sanitárias dignas para as pessoas beneficiadas.

Aplicação dos recursos

Sistema individual de tratamento de esgoto instalado no Assentamento Vitória (Foto: Divulgação)

O investimento para a instalação das 61 fossas do Assentamento Vitória foi em torno de R$ 750 mil, beneficiando cerca de 250 famílias. O custeio do projeto foi possível devido à cobrança do uso de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, que arrecada cerca de R$ 22 milhões anuais de setores como agricultura, saneamento e indústria.

Esse fundo é aplicado conforme decidido pelo CBH Paranaíba em conjunto com a sociedade e o poder público, sempre em alinhamento com o Plano de Bacia do Rio Paranaíba, o qual inclui um diagnóstico detalhado da bacia hidrográfica, suas condições atuais e as melhorias necessárias para assegurar a quantidade e qualidade da água para múltiplos usos.

Entre os investimentos prioritários estão o saneamento rural – caso do projeto em Cristalina –, a melhoria dos canais de irrigação, o saneamento geral, a construção e aprimoramento de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), e a elaboração do plano de recursos hídricos da bacia.

De portas abertas

Comunidade rural durante a solenidade de entrega das 61 fossas sépticas em Cristalina (Foto: Divulgação/ CBH Paranaíba)

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz (UB), em entrevista ao Jornal Opção Entorno, expressou grande satisfação, tanto pelo fato do projeto estar entre os finalistas do Prêmio Goiás Sustentável, quanto pelo recebimento de investimentos do Comitê. “Essa iniciativa é uma parceria da Rede Terra, que desenhou o projeto, e que teve o abraço do CBH Paranaíba, gestor de recursos e da água do Rio São Marcos e outros rios que são afluentes do Paranaíba”, destaca.

Segundo o gestor executivo do município, o objetivo da instalação de sistemas individuais de tratamento de esgoto é melhorar não só as condições e a “saúde” do rio, como a qualidade de vida de várias famílias. “Nós, como prefeitura, ficamos gratos de receber esse investimento para a comunidade do Assentamento Vitória e tenho certeza de que outras tantas também receberão. Enfim, estamos de portas abertas para receber projetos que beneficiam a população, bem como incentivar e executar tais iniciativas”, afirma.

Reconhecimento à boa gestão

Equipe da prefeitura da Cristalina com membros do CBH Paranaíba, Semad-GO e Câmara Municipal em evento de entrega da obra à comunidade do Assentamento Vitória (Foto: Divulgação/ CBH Paranaíba)

O presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, por sua vez, esclarece como foi o processo de viabilização da instalação de fossas sépticas. “A aplicação de recursos a partir da cobrança pelo uso da água foi decidida pelo plenário do Comitê, uma ideia construída em articulação com parceiros e membros, alocada ao nosso Plano Anual de Aplicação, ao Plano Orçamentário Anual e implementada pela nossa Agência de Bacia, a ABHA Gestão de Águas, que executou o projeto”, explica.

Segundo Raiser, das 61 unidades de fossas sépticas, a maior parte foi instalada nas unidades domiciliares, mas algumas foram destinadas a lugares de acesso público, como a igreja, a sede da Associação dos Produtores Rurais e o posto de saúde. “A indicação do nosso projeto à premiação é mais um passo no reconhecimento de trabalhos voltados à gestão do meio ambiente como um todo, não somente de recursos hídricos e não renováveis, mas em todo o contexto ambiental”, conclui.

Premiação nesta quarta

Troféu do Prêmio Goiás Sustentável (Foto: Divulgação/ Semad-GO)

O Prêmio Goiás Sustentável 2024 contempla 10 categorias: Inovação; Ciências e Educação; Sociobiodiversidade; Atividade Rural; Atividade Empresarial; Políticas Públicas, Instituição Pública; Terceiro Setor; Imprensa; Estudante e Ações pelo Clima.

Os vencedores serão conhecidos e premiados com troféus nesta quarta (5), às 9h, no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, como parte das comemorações da programação da Semana do Meio Ambiente.

Leia também:

A gestão cristalina de Daniel Vaz é destaque no Entorno

Prefeitura de Cristalina abre ao público o Parque Natural Praia das Lajes