A operação da PRF abrange uma série de ações de fiscalização com o objetivo de reduzir a violência no trânsito e coibir as infrações que mais causam acidentes, como ultrapassagens indevidas, embriaguez ao volante, a não utilização do cinto de segurança e demais dispositivos obrigatórios, além de excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução. Com o reforço do policiamento, a prioridade é prevenir acidentes e garantir a mobilidade dos cidadãos. A operação se estenderá por todo o feriado até às 23h59 do domingo (05).

Durante a “Operação Finados” serão utilizados radares e bafômetros. Foto: PRF

De acordo com a Diretoria de Operações da PRF, a corporação vai atuar em pontos estratégicos para coibir infrações graves. Durante a operação nas rodovias serão utilizados radares e bafômetros, e haverá reforço na fiscalização em pontos críticos para prevenir colisões frontais. Durante as abordagens serão checados dispositivos básicos de segurança, como cinto de segurança, cadeirinha e capacete. 

Cuidado redobrado ao volante

Para quem vai pegar a estrada no feriado, a PRF aconselha que os condutores realizem uma revisão completa do veículo, respeitem os limites de velocidade e as sinalizações das rodovias, e evitem ingestão de álcool, o que, além de configurar infração grave de trânsito, pode ser considerada como crime, dependendo do caso.

Vale lembrar, ainda, que a previsão é de tempo chuvoso durante a data. Portanto, os motoristas devem redobrar a atenção e dirigir com o veículo em boas condições e sistema de iluminação funcionando corretamente, além de observar bem as condições da via e de outros veículos.