Durante a sessão plenária para votação de matérias da segunda-feira, 13, o vereador Professor Lincon (Cidadania) imitou sons de macaco para um colega parlamentar negro. O comportamento aconteceu na Câmara Municipal de Planaltina de Goiás e foram direcionados ao parlamentar Carlim Imperador (Pros) que é negro.

Enquanto uma das propostas era debatida pelos vereadores, Lincon faz gestos com a mão para sinalizar que o colega estaria conversando demais. O clima de discussões aumenta mesmo com o presidente da sessão tentando acalmar os ânimos dos parlamentares.

Veja o vídeo:

É nesse momento que Lincon passa a imitar um macaco e todos os colegas se calam diante dos sons.

O vereador Carlim Imperador, vítima da discriminação, considerou os “insultos e gestos de cunho racial” como lamentáveis. “É fundamental ressaltar que o debate e a discordância política fazem parte e devem ocorrer em um ambiente de respeito mútuo, e não como palco para ofensas pessoais e discriminatórias, especialmente aquelas relacionadas à raça. Em um parlamento isento e imparcial, seria razoável esperar que tal comportamento resultasse na perda do mandato de vereador”, disse.

Por meio de nota à imprensa, a direção estadual do Cidadania repudiou o comportamento do vereador e apontou que a postura do parlamentar é “contrária aos propósitos do Cidadania, proclamados em seus documentos basilares e em sua prática política, fundada no combate ao racismo em todas as suas manifestações, no respeito aos direitos humanos, na tolerância e na democracia.

“A direção estadual solicita que a direção municipal se posicione a respeito no mais breve prazo possível, após assegurar ao filiado e parlamentar, Vereador Professor Lincon, amplo direito de defesa”, aponta.

A nota afirma ainda que após a posição do diretório municipal irá se posicionar pautada nos princípios partidários. “Nunca aceitaremos que ataques raciais sejam promovidos por membros de nossa legenda, seja por que motivo for”, finaliza.

A reportagem tentou contato com o vereador acusado do gesto racista, mas até o fechamento deste matéria não obteve retorno. A Câmara Municipal da cidade também foi procurada, mas também não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Veja a nota do Cidadania na íntegra:

O Cidadania em Goiás repudia o comportamento do Vereador Professor Lincon da cidade de Planaltina de Goiás, que em sessão da Câmara dos Vereadores imitou o guinchar de macaco em referência ao seu colega negro, Vereador Carlim Imperador.

Tal postura é contrária aos propósitos do Cidadania, proclamados em seus documentos basilares e em sua prática política, fundada no combate ao racismo em todas as suas manifestações, no respeito aos direitos humanos, na tolerância e na democracia.

A direção estadual solicita que a direção municipal se posicione a respeito no mais breve prazo possível, após assegurar ao filiado e parlamentar, Vereador Professor Lincon, amplo direito de defesa.