A apenas 80 km de Brasília, Formosa, tão associada ao turismo e belezas naturais, como o Salto do Itiquira, tem também uma extensa trajetória histórica. Hoje (1º/08), o município do Entorno, com cerca de 150 mil habitantes, completa 181 anos. O aniversário relembra a data em que a antiga “Couros” recebeu a denominação de Villa Formosa da Imperatriz, em homenagem à imperatriz Tereza Cristina de Bourbon, em 1843. Mas foi somente em 1877 que o local foi alçado à categoria de cidade, passando a se chamar Formosa da Imperatriz, até ganhar a alcunha mais simplificada, como é conhecida atualmente.

Assim como a realeza está nas raízes de sua fundação, o espírito festivo também está no DNA do município e presente em cada formosense. Por isso, nada melhor que “soprar as velinhas” em ritmo de festa e do jeito que o povo gosta. Logo mais, à noite, às 19h, haverá hasteamento da bandeira e, posteriormente, o show da dupla Gino e Geno, como parte da programação da 72ª Expoagro, tradicional evento que sempre acontece nessa época do ano durante cinco dias, no Parque de Exposições de Formosa.

O prefeito Gustavo Marques (à dir.) no primeiro dia da Expoagro, iniciando as comemorações do aniversário de Formosa (Foto: Divulgação)

O prefeito Gustavo Marques, que esteve presente ontem (31) na Expoagro, já iniciando as comemorações em torno do aniversário do município, diz ter orgulho de celebrar os 181 anos da cidade. “Esta data marca nossas conquistas, nossa rica história e as lutas que nos trouxeram até aqui”, declarou o gestor, em nota. “Formosa é especial, construída pelo esforço e dedicação de cada um de vocês. Como prefeito, sinto-me honrado em fazer parte desta jornada e renovado em meu compromisso. Agradeço a cada formosense por contribuir para o desenvolvimento e crescimento da nossa cidade. Juntos, continuaremos escrevendo novos capítulos dessa história com união e determinação. Parabéns, Formosa, pelos seus 181 anos de histórias e realizações!”, acrescentou.

Público presente no primeiro dia da Expoagro (Foto: Divulgação)

Cidade pronta para grandes eventos

Em meio ao clima festivo, a secretária de Turismo e Cultura do município, Pâmella Miranda, cita o grande potencial econômico e turístico da cidade. “Aqui predomina o agronegócio, e o turismo vem despontando como uma grande fonte na economia. Temos uma rede hoteleira muito boa, com quase quatro mil leitos e um comércio forte. Então, é uma cidade que consegue receber grandes eventos”, avalia Pâmella, em entrevista ao Jornal Opção Entorno.

Pâmella Miranda: “É uma cidade que consegue receber grandes eventos”

Além da Expoagro, em comemoração ao aniversário de Formosa, o mês de agosto promete trazer outras boas novidades, de acordo com a secretária. “O Rally dos Sertões vai chegar aqui nos dias 24, 29 e 30 de agosto, juntamente com a sexta edição do Festival Cultural e Gastronômico, que vai de 23 a 25 de agosto, e de 29 de agosto a 1º de setembro. Nesses próximos períodos, Formosa receberá um público muito grande, o que acaba gerando um fluxo turístico para o município, por causa dos eventos”, conclui. (Com a colaboração de Luciana Amaral)

A dupla Rio Negro e Solimões encerra a Expoagro e as comemorações do aniversário (Foto: Divulgação)

Leia também:

Quer o melhor da culinária regional? Siga pra Formosa!