Na próxima segunda (21), a capital federal completa 65 anos, mas a festa já começa antes, no sábado (19), numa programação recheada de atrações na Esplanada dos Ministérios e espaços culturais da cidade. E o melhor: a entrada é gratuita.

Com o tema “O melhor tempo é agora”, a comemoração do aniversário vai contar com shows de variados estilos, apresentados por bandas e artistas locais e nacionais, como Digão, Dhi Ribeiro, Wesley Safadão, Léo Santana, Fagner, Mari Fernandez, Zé Neto & Cristiano, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, entre outros, além de bandas brasilienses já consagradas pelo público, como Menos é Mais e Rock Beats.

Celina Leão: “Estamos preparando uma festa linda” (Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

Para a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), celebrar os 65 anos de Brasília é uma oportunidade para reforçar o orgulho de ser parte de uma cidade que simboliza a união e a diversidade no país. “Estamos preparando uma festa linda, com shows gratuitos na Esplanada e diversas atrações culturais espalhadas pelo Distrito Federal, para que todos possam participar e se sentir parte desta história”, destaca.

Segundo a gestora, a ocasião festiva também impulsiona a economia criativa. “Essa celebração não só movimenta o turismo e valoriza nossos artistas e empreendedores, mas também garante que ninguém fique de fora. Com o programa ‘Vai de Graça’, asseguramos transporte público gratuito durante todos os dias de comemoração, permitindo que toda a população do DF se desloque com tranquilidade e aproveite ao máximo cada momento das festividades”, afirma.

A banda brasiliense de samba e pagode Menos é Mais agita o público no dia do aniversário da cidade (Foto: Divulgação)

Do teatro ao cinema

Uma megaestrutura está sendo montada na Esplanada dos Ministérios, incluindo telões, passarela, camarotes, área infantil, espaço pet, roda-gigante, tirolesa e uma ampla praça de alimentação, garantindo diversão e conforto para as famílias.

A programação cultural paralela nos espaços públicos do DF também será intensa. Na Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, haverá atrações teatrais no dia 19, espetáculo de mágica no dia 20 e, no dia 21, entrega da Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico com a Orquestra Sinfônica.

Já no Museu Nacional da República, o público vai poder conferir duas exposições. A primeira é “JK: Mineiro de Diamantina, Candango de Brasília”, com fotografias de Juscelino Kubitschek. A outra exposição é “Brasília: 65”, do artista plástico e publicitário Pedro Garcia, que exibe um conjunto de 65 obras, uma para cada ano de existência da capital.

No Cine Brasília, por sua vez, acontece a mostra “Brasílias em Cena”, que traz títulos como “Manual do Herói”, “O Vazio de Domingo à Tarde”, “Capitão Astúcia”, “A Câmara” e “Branco Sai, Preto Fica”.

Cultura para todos

Claudio Abrantes: “A cultura é o elo que une nossa população e nos projeta para o futuro” (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, enfatiza a importância de proporcionar à população acesso gratuito a diversas manifestações culturais, incluindo museus, exposições, cinema e teatro, durante as comemorações do aniversário da cidade. “Essas atividades são uma oportunidade para todos os brasilienses se envolverem mais ativamente com a cultura local, desfrutando de uma programação variada e acessível”, ressalta. “Comemoramos os 65 anos de Brasília com a certeza de que a cultura é o elo que une nossa população e nos projeta para o futuro”, conclui.

Como parte das celebrações, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou o programa Lazer Para Todos, que oferece acesso gratuito ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília de quinta (17) a segunda (21).

Programação na Esplanada dos Ministérios

Sábado (19)

14h – Abertura oficial: Solenidade institucional

14h – Dhi Ribeiro (artista local)

15h – Inauguração da exposição fotográfica Brasília Ontem e Hoje

15h10 – Eduardo & Mônica (artista local)

16h20 – Willian & Marlon (artista local)

17h30 – Enzo & Rafael (artista local)

18h40 – Samuel Rocha (artista local)

19h50 – Heverton & Heverson (artista local)

20h – Os Melhores do Mundo (Teatro Nacional)

21h – Show nacional: Wesley Safadão

23h – Show nacional: Léo Santana

2h – Encerramento do dia

Domingo (20)

14h – Abertura

14h – Teatro infantil e atividades recreativas

15h – Rock Beats (artista local)

16h10 – Digão (artista local)

17h20 – Miguel Santos (artista local)

18h30 – Show nacional: Fagner

19h – TJ Fernandes (Teatro Nacional)

20h30 – Show nacional: O Grande Encontro (Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo)

22h – Show nacional: Mari Fernandez (Contrato do Ministério do Turismo)

23h50 – Show de luzes com drones

2h – Encerramento do dia

Segunda (21)

11h – Eli Soares (Celebração Gospel)

14h – Abertura

14h – Teatro infantil e atividades recreativas

14h – Adriana Samartini (artista local)

14h30 – Exibição de vídeos: A História de Brasília

15h10 – Grupo BenzaDeus (artista local)

15h50 – Doze Por Oito (artista local)

17h30 – Leon Correa (artista local)

19h – Show nacional: Menos é Mais

21h – Show de abertura: Bruno César & Rodrigo (Contrato do Ministério do Turismo)

23h30 – Show nacional: Zé Neto & Cristiano (Contrato do Ministério do Turismo)

0h – Espetáculo pirotécnico e encerramento oficial das celebrações

2h – Encerramento do show e do evento

Leia também:

Luziânia celebra 278 anos com programação comemorativa, que inclui eventos esportivos, culturais e ações sociais

E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!