Localizada no Planalto Central, a cidade nasceu para atender à expansão populacional impulsionada pela construção da nova capital, Brasília. Sua história começa em 1974, quando Cleto Meireles, proprietário da Construtora Ocidental, adquiriu terras da Fazenda Aracati. Em 15 de dezembro de 1976, o projeto foi inaugurado, com o apoio de estruturas como a barragem do Córrego Jacob, que foi ampliada e transformada em um clube de lazer.

A construção do núcleo inicial, a Superquadra 11, começou em 1975, com infraestrutura completa e serviços que incluíam escolas e transporte para estudantes. O crescimento urbano avançou rapidamente, com a expansão para outras superquadras e bairros como Parque Nova Friburgo, São Mateus e Parque Nápoles, que ocupavam áreas anteriormente pertencentes a grandes fazendas.

Em 1987, Cidade Ocidental foi elevada a distrito de Luziânia, com uma administração própria. Três anos depois, lideranças locais mobilizaram a população em prol da emancipação política, o que ocorreu há 34 anos, em 9 de dezembro de 1990, quando houve um plebiscito aprovando a criação do município. A oficialização da medida, porém, ocorreu em 16 de janeiro de 1991.

Momento especial

Para o músico Jorge Recife, que se apresenta no aniversário da cidade, o lançamento de seu trabalho autoral marca um momento especial na carreira. “Estou muito feliz em anunciar o lançamento do meu trabalho autoral, que conta com 16 músicas. O destaque é a música ‘Introspectivo’, que dá nome ao álbum e já está sendo tocada pelo Brasil inteiro”, divulga.

Jorge Recife: “Essa cidade é como minha segunda casa”. Foto: Divulgação

Ele ressalta que apresentar este trabalho para Cidade Ocidental durante o aniversário do município é muito especial: “Tenho muitos amigos na região e, além disso, já dei aulas de música para vários alunos na cidade. Será fantástico compartilhar essa experiência. Tenho certeza de que será uma celebração inesquecível e estou muito animado e grato por essa oportunidade”. A conexão do artista com a região vai além da música: “Essa cidade é como minha segunda casa”, declara.

Já o prefeito eleito Lulinha (PP), em conversa com o Jornal Opção Entorno, falou sobre seus planos para o futuro de Ocidental, ressaltando que um dos focos de sua gestão é manter a qualidade de vida da população e uma cidade pacata e sem criminalidade.

O prefeito eleito, Lulinha Viana, pretende focar a sua gestão na manutençao da qualidade de vida da população

Ele também destacou alguns projetos nas áreas de mobilidade urbana e saúde. “Vamos implantar o transporte público municipal. Na saúde, vamos trabalhar com a implantação do atendimento humanizado nas unidades básicas e no hospital. Essas são prioridades imediatas, além da melhoria da infraestrutura nos bairros”, informou. E complementou: “A nossa cidade tem que continuar sendo a mais gostosa de se morar no Entorno de Brasília”.

Programação

Sexta-feira (13 de dezembro)

Dia do Nordestino

18h: Encosta N’eu

19h: Spx

20h: Petrúcio Amorim

21h: Flavio Leandro

22h: Santana o Cantador

Sábado (14 de dezembro)

Festa da Cidade

9h: Inauguração da Sede da UFG

20h: Erick Moral

21h: Agarrados do Forró

22h: Roni e Ricardo

22h50: DJ e animação

23h10: Paulo Pires

Domingo (15 de dezembro)

Festa da Cidade

10h: Recepção de motociclistas

13h às 16h30: Apresentações de artistas locais

16h30: Jorge Recife e Banda

17h30: Banda Lúpulos e Cereais Não Maltados

20h20: Paulinho Estilo Top

21h10: Nego Rainner

22h50: DJ e animação

23h10: Emílio e Eduardo

Leia também:

MEC vai investir 60 milhões na construção do campus da UFG em Cidade Ocidental