O prefeito reeleito Diego Sorgatto destacou várias conquistas de sua gestão para a cidade, enfatizando os avanços em áreas essenciais, como educação, saúde e mobilidade urbana. Ele mencionou o prêmio Selo Ouro pelo Ministério da Educação, que reconheceu o trabalho do município na alfabetização infantil, e o cumprimento das metas do Plano Municipal da Primeira Infância, que ampliou a oferta de vagas em creches e pré-escolas.

Em relação à saúde, Sorgatto mencionou os programas pioneiros “Saúde na Sua Porta” e “Opera Luziânia”, que já beneficiaram mais de 40 mil pessoas com consultas médicas, exames e cirurgias. Já no que concerne à infraestrutura, ele lembrou a realização de uma obra importante na principal avenida do Jardim Ingá, onde o desmoronamento recorrente foi resolvido com um investimento de R$ 6 milhões, e também celebrou os bons resultados do programa “Tarifa Zero” no transporte público, que, em apenas um ano, já contabilizou quase 4,5 milhões de passagens gratuitas, melhorando a mobilidade urbana.

Sobre os desafios para o próximo mandato, o prefeito ressaltou que continuará avançando na área de infraestrutura. O gestor reforçou que, com o município mais organizado, será possível enfrentar questões relacionadas a esse setor de forma eficaz. “Nosso principal desafio é na infraestrutura. Com a ‘casa em ordem’, vamos resolver problemas crônicos, como a pavimentação e a construção de galerias de águas pluviais”, afirmou.

Diego Sorgatto durante sessão solene na Câmara dos Deputados: “Vejo Luziânia como a melhor cidade para se viver da região”

Sorgatto também falou sobre as perspectivas para o futuro de Luziânia, salientando a importância de continuar atraindo investimentos e promovendo o desenvolvimento econômico da cidade. “A primeira coisa é mostrar para o investidor que queira empreender na cidade, que há um governo sério e que existe segurança para apostar no município. Já somos uma grande potência no agronegócio, mas também estamos realizando um trabalho extraordinário na área do turismo e o segmento de serviços cresceu substancialmente nos últimos anos”, avaliou. “Vejo Luziânia como a melhor cidade para se viver da região. Trabalhamos arduamente para trazer mais qualidade de vida para nossa gente. Sei que não será uma tarefa fácil, mas, como costumo dizer, ‘abaixo de Deus, nada vence a força do trabalho’”, concluiu.

Lideranças políticas do município

O deputado federal e ex-prefeito de Luziânia, Célio Silveira, reforçou sua contribuição ao município. “Nesses quase dez anos de mandato, destinei mais de R$ 100 milhões em emendas parlamentares para a cidade. Esses recursos foram aplicados nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento rural e segurança pública, que são essenciais para o progresso de Luziânia”, disse.

Ele também frisou a parceria com o chefe do Executivo municipal: “Contar com o prefeito Diego, que tem conduzido uma gestão moderna e eficiente, facilita muito a execução das emendas e garante o desenvolvimento da cidade”, afirmou Silveira.

Célio Silveira: “Contar com o prefeito Diego, que tem conduzido uma gestão moderna e eficiente, facilita muito a execução das emendas”

O deputado estadual Wilde Cambão, por sua vez, expressou o orgulho de contribuir para o progresso do município onde cresceu. “Luziânia é minha casa, é onde cresci e vi meus filhos crescerem. Estou orgulhoso de poder contribuir com o desenvolvimento da cidade, especialmente em áreas como saúde, educação e infraestrutura, com a destinação de recursos importantes”, declarou Cambão. Ele citou, ainda, as parcerias com o governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) no avanço de Luziânia, além do apoio contínuo ao trabalho do prefeito Sorgatto e do deputado Célio Silveira.

Wilde Cambão: “Estou orgulhoso de poder contribuir com o desenvolvimento da cidade”

Quem também parabenizou a cidade foi a secretária do Entorno, Caroline Fleury. Ela representou o governador de Goiás em uma sessão solene na Câmara dos Deputados. A ação foi proposta pelo deputado Célio Silveira, em homenagem aos 278 anos do município. “Luziânia é mãe de tantas cidades do Entorno e teve um papel decisivo na escolha do Planalto Central como sede da capital do Brasil. Celebrar esta data é reconhecer um passado cheio de significados e olhar com esperança para o futuro promissor de Luziânia”, assinalou Fleury.

Programação comemorativa

A comemoração dos 278 anos de Luziânia também contou com o 1º Futebol Beneficente Felimaq, realizado no Estádio Serra do Lago, com a participação de ícones do futebol brasileiro dos anos 90, como Edílson Capetinha, Aloísio Chulapa, Adriano Gabiru, Perdigão e Pedro Iarley. O jogo reuniu personalidades do esporte e do entretenimento, promovendo a solidariedade e o lazer, além de arrecadar fundos para projetos sociais da cidade.

A programação de aniversário começou no dia 11 de dezembro e se estende até o dia 15. Confira a agenda:

13/12 – Sexta-feira

12h: Leilão de Gados – Parque de Exposição

15h: 1º Futebol Beneficente Felimaq – Estádio Serra do Lago

19h30: Cantata de Natal – Em frente ao Centro de Convenções

14/12 – Sábado

7h: Saúde na Sua Porta – Em frente à Prefeitura

10h: Expoluz – Exposição de carros antigos, feira gastronômica e de artesanato, e apresentações musicais – Em frente à Prefeitura

Shows regionais: Os Johnsons, Geraldo Vianna e Banda Três na Rua

15/12 – Domingo

9h: Inauguração da Feira do Produtor – Feira do Produtor

Leia também:

Diego Sorgatto: “Reformamos o transporte de Luziânia com o Tarifa Zero e o número de usuários triplicou”