Deputada Zeli Fritsche é a nova procuradora Especial da Mulher na Alego

11 março 2025 às 15h34

COMPARTILHAR
Criada em 2023, a Procuradoria Especial da Mulher da Alego tem hoje uma nova titular à frente da instituição, Dra. Zeli Fritsche (UB), que assume o cargo até março de 2026, sucedendo a deputada estadual Bia de Lima (PT). Com a mudança, a petista agora se torna procuradora-adjunta da Mulher, juntamente com Rosângela Rezende (Agir) e Vivian Naves (PP), a qual vai gerir a Procuradoria no próximo ano. “Que essa rede de defesa e proteção das mulheres fique ainda mais ampla e alcance um número maior de municípios. Tenho certeza de que eu vou representar as mulheres e elas irão me representar muito bem, também”, afirmou Zeli.
Durante a cerimônia de transferência de posse, diversas autoridades discursaram, como o presidente da Alego, deputado estadual Bruno Peixoto (UB). “Essas mulheres dão orgulho ao parlamento goiano. Dra Zeli tem um carinho de mãe para com todos, mas ela também é severa quando há necessidade. Então, não tenho dúvidas de que ela dará continuidade a esse belíssimo trabalho”, declarou.
Representantes de Valparaíso, cidade da nova procuradora Especial da Mulher, também fizeram questão de prestigiar a posse. É o caso do prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius (MDB), da vereadora Maria do Monte (UB) e da delegada Samya Noleto, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) do município do Entorno.

“Quero resultados concretos”
Antes de passar a palavra a Dra. Zeli, Bia de Lima elogiou a parlamentar e enfatizou a necessidade das mulheres participarem cada vez mais da vida pública. “Que todas nós, deputadas, possamos nos unir para que mais mulheres possam entrar na política, participar da política, ser respeitadas na política e em todos os espaços que queiram ocupar com muita capacidade e competência”, ressaltou.
Zeli, por sua vez, salientou, em seu discurso, que assumir a Procuradoria Especial da Mulher na Alego não é só uma honra, mas também um compromisso pela causa feminina. “Desde que entrei na política, uma das minhas principais bandeiras tem sido a defesa dos direitos das mulheres, o incentivo à participação feminina e a luta por mais representatividade”, frisou. “Sempre acreditei que as mulheres precisam ocupar espaços de decisão, ter voz ativa e sentir que são parte fundamental na construção de políticas públicas”.
A deputada lembrou que a procuradoria já alcançou avanços significativos para a população feminina e, desde sua criação na Alego, outras 50 procuradorias foram implementadas em cidades goianas. “Tenho dito e reafirmo: mais importante do que apenas instalar esses órgãos nos municípios, é garantir que os que já existem funcionem de verdade”, destacou. “Não quero números vazios. Quero resultados concretos. Quero saber se as mulheres que buscam ajuda nesses espaços, realmente estão recebendo apoio, orientação e acolhimento”, concluiu.

Painel interativo
O evento também contou com o lançamento de um painel interativo, já em exposição na Alego até o dia 18 de março. Mulheres que passarem pelo local poderão responder à pergunta “O que é ser Mulher para você?” e ainda concorrer a um prêmio, cujo sorteio será feito pelas redes sociais da Dra. Zeli.
Leia também:
Deputada Dra. Zeli, representante do Entorno, assumirá a Procuradoria da Mulher na Alego