Bastidores Entorno

Encontramos 270 resultados
Cristovão Tormin está de volta ao jogo político

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado estadual Fred Rodrigues (DC). Todavia, ainda cabe embargos à decisão e recursos ao STF. De volta ao jogo, o substituto de Fred na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Cristóvão Tormin (Patriota), foi quem, juntamente com Thiago Albernaz, propôs a anulação do registro de candidatura do parlamentar.

A coisa toda começou quando um juiz concedeu liminar a Fred Rodrigues, aprovando a certidão de quitação eleitoral, o que deixou, na época, Cristóvão Tormin (eleito em último lugar) fora da legislatura 2023/2026 na Alego. Cristóvão é um político controverso por conta de várias polêmicas durante sua gestão. Articulado, porém, passou a ter conversas com a vice-prefeita Ana Lúcia, adversária do atual prefeito de Luziânia. Este novo alinhamento pode mexer seriamente nas posições das peças do tabuleiro das eleições de 2024, nas terras de Santa Luzia.

Bastidores Entorno
Vereadora Meiranny Reis diz estar sofrendo ameaças e intimidações

A parlamentar da Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto relata ter sido vítima de episódios suspeitos este ano, como tentativa de atropelamento, um telefonema ameaçador e um vídeo que circulou tentando atingir sua reputação

Contrato sem licitação em Águas Lindas é objeto de questionamento

A vereadora Neide Enfermeira denuncia irregularidades em contratos no município, especialmente o realizado com a Associação dos Amigos do Hospital Bom Jesus, no valor que ultrapassa R$ 26 milhões e sem passar pelo processo licitatório

Bolsonaro recebeu hoje título de cidadão luzianiense

Recepcionado pelo prefeito Diego Sorgatto, o ex-presidente foi homenageado em sessão solene na Câmara Municipal do município

Continua o “morde e assopra” em Cidade Ocidental 

Essa semana recomeçou a relação dicotômica entre o vereador Saulo Budin (Pode) e o prefeito Fábio Correa (PP). Nesse chove não molha, num momento é pré-candidato e, no outro, bate de frente com o gestor executivo de Cidade Ocidental. Eis que o vereador surgiu em vídeo na sua página no Facebook, justificando-se e dando explicações sobre um não repasse de recursos destinados ao Poder Legislativo, o que, segundo o parlamentar, que é presidente da Casa Legislativa do município, alega ter causado um prejuízo de mais R$ 768 mil. Budin chegou a protocolar uma emenda de modificação relativa à Lei Orçamentária Anual, incluindo o valor do prejuízo nos pagamentos de repasses da prefeitura. A emenda entrará em votação na casa, que segundo fontes, deve manter a cobrança. Além disso, ele assinou um contrato com a empresa que ganhou a licitação em mais de R$ 1 milhão para a ampliação do prédio da Câmara Municipal. Portanto, necessita do repasse do executivo municipal. Segue o baile nos moldes do “morde e assopra”. Contudo, resta saber se todas essas cenas têm fundo estratégico midiático ou se é falta de traquejo político às vésperas de um ano eleitoral.

Palanque antecipado em Santo Antônio do Descoberto

Esta semana a mídia crítica e opositiva ao prefeito Aleandro Caldato (UB), de Santo Antônio do Descoberto, questionou uma entrevista classificada como “pré-campanha” politiqueira concedida pela secretária de Planejamento do município, Carol Peres, a uma rádio de grande alcance da região. Segundo os opositores, o prefeito utiliza a máquina para favorecer os "seus". Seguimos acompanhando os movimentos em Santo Antônio, onde a política costuma pegar fogo!  

Governador beneficia agricultores do Entorno

Em reunião com o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o chefe do Executivo estadual apresentou o projeto de “Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã”. Na primeira etapa do projeto serão beneficiados agricultores familiares dos municípios de Flores de Goiás e das cidades do Entorno, São João D’Aliança e Formosa. Os produtores familiares estão recebendo kits de irrigação e equipamentos adquiridos pela Codevasf, com investimento federal de R$ 9,8 milhões. A proposta é cultivar cerca de 300 hectares com lavouras irrigadas de maracujá e manga. Durante o encontro, acompanharam o governador os secretários Pedro Leonardo Rezende (Seapa) e César Moura (Retomada). Ainda em Brasília, Caiado participou da 19° reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste, que define os recursos destinados para o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Vale frisar que, desde 2019, o FCO já liberou para Goiás R$ 16,9 bilhões, garantindo 708,8 mil empregos diretos. Do total, R$ 11,6 bilhões foram destinados ao setor rural, com 494,6 mil empregos diretos. Outros R$ 5,2 bilhões foram liberados para a área empresarial, garantindo 214.137 postos de trabalhos diretos.

Gestão de excelência na Polícia Civil de Goiás

A Polícia Civil de Goiás está em primeiro lugar no ranking do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás. O programa, que foi instituído por meio do Decreto nº 9.406/2019, é definido por um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, com base na Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos. A PCGO se destacou entre os órgãos do grupo 3, que têm mais de 1.500 servidores lotados na pasta. Jorgemar da Silva Jerônimo, que é coordenador da Secretaria Executiva de Compliance Público na Direção-Geral da PCGO, representou a Polícia Civil no evento e recebeu o troféu pela corporação.

Melhorias na saúde do Entorno Sul

O deputado Wilde Cambão (PSD), por meio de emendas parlamentares destinadas a Santo Antônio do Descoberto, entregou essa semana uma ambulância e a obra do Posto ESF 07, no Park 11. A revitalização do posto, que foi solicitada pelo secretário Alexandre de Jesus, pretende elevar a qualidade dos serviços e beneficiar as comunidades do Park 11 e Jardim de Alá no município.

Pesquisa eleitoral com “previsões” para o DF

Há quem diga que Michelle Bolsonaro quer mesmo é ser senadora, mas essa semana o buchicho dos bastidores políticos foi a pesquisa eleitoral que avaliou o nome dela no Paraná, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, de acordo com informações de Bela Megale, em sua coluna no jornal O Globo. O desempenho de Michelle foi medido em pesquisa contratada pelo PL. O que vem pro DF? Seguimos analisando e observando.

Entorno
Maria do Monte inicia sua gestão frente à Secretaria de Assistência Social de Valparaíso de Goiás

Vereadora licenciada, a nova secretária de Assistência Social começa a estabelecer as primeiras estratégias e ações na pasta

Gestores do Entorno presentes!

Os prefeitos do Entorno compareceram em peso no evento de visitação às obras do Hospital do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), acompanhando o governador Ronaldo Caiado (UB). O hospital será a maior unidade pública de combate ao câncer infantil no país e 40% das obras já estão concluídas. Entre os gestores presentes estavam: Pábio Mossoró (MDB) (Valparaíso de Goiás); Carlinhos do Mangão (PL) (Novo Gama); Fábio Correa (PP) (Cidade Ocidental); Delegado Cristiomário (PSL) (Planaltina de Goiás); Gustavo Marques (Podemos) (Formosa); Lucas Antonietti (UB)(Águas Lindas), entre outros. Entre os deputados estaduais que representam a região, estavam o líder do governo na Alego, Wilde Cambão (PSD), e a Dra. Zeli (UB). A obra contemplará a população dos municípios do Entorno e a ala pediátrica tem inauguração prevista para 2024.

Como cantou Gal Costa um dia: ressuscita-me!

Semana passada esta coluna questionou a falta de protagonismo do vereador Saulo Budin (PODE) em relação à sua possível pré-candidatura à prefeitura de Cidade Ocidental. Essa semana, porém, durante entrevista para um programa de podcast do Entorno – com a presença e apadrinhamento do prefeito Fábio Corrêa (PP) –, o homem do chapéu resolveu falar em tom mais firme sobre a possibilidade de ser ele, sim, a bola da vez. Budin afirmou durante a gravação do podcast: “Sou sim, pré-candidato a prefeito em 2024!”. Como já foi dito por aqui, ainda vai passar muita água debaixo deste “corguinho”.

Fortalecendo as bases em Cocalzinho 

Com as pré-candidaturas se delineando para 2024, o Diretório Municipal da União Brasil de Cocalzinho de Goiás se reuniu essa semana para fortalecer o partido no município. Gilmar Meneses (presidente), acompanhado pelos vereadores de Cocalzinho, Deca e Willian Oliveira, comandaram o encontro, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal Irmã Tânia e dos aliados: Ademir Ferreira, Dr. Ulisses (procurador geral), Ronaldo Assunção (secretário de Finanças), o vereador Clarindo, o ex-vereador Sirlei, Jhonatan Costa (superintendente de contas), Inácio Ferreira, entre outras lideranças políticas e comunitárias do município. Gilmar Meneses ressaltou o encaminhamento da filiação da vereadora Irmã Tânia e do vereador Clarindo, que aguardam a janela para se filiarem ao União Brasil de Cocalzinho de Goiás.

Com o apoio do líder

O deputado estadual Wilde Cambão (PSD) recebeu em seu gabinete na Alego para uma reunião, o prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro (DEM). Em suas mídias sociais, Cambão destacou: “Líder em todas as pesquisas de intenção de voto, ele vai ser reeleito pelo belo trabalho que faz à frente da administração do município”. No levantamento espontâneo e estimulado, Joseleide vem liderando com folga.

Assumindo a assistência social

Liderança política muito conhecida justamente pelas ações beneficentes em prol da população carente de Valparaíso, a suplente de vereadora, Maria do Monte (MDB), acaba de assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social no lugar do vereador Zé Antônio, que esteve por dois anos à frente da pasta. Ela tem força para fazer uma gestão diferenciada e promissora com o apoio do prefeito Pábio Mossoró (MDB).

Nota de repúdio circulou pela Alego

Vários parlamentares da Alego soltaram notas em suas mídias essa semana repudiando a ameaça de morte sofrida pelo deputado Renato de Castro (MDB). Em discurso na tribuna, o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), manifestou seu apoio e classificou o ato como repugnante, covarde e inadmissível, além de reafirmar o compromisso com o ambiente democrático. “Esse caso de agressão não apenas atinge o deputado Renato de Castro, sua família e assessores em suas integridades física e moral, mas também representa uma escalada preocupante da violência política em nossa sociedade”.

Cumprir promessas de campanha é compromisso!

Muito embora não exista ordenamento jurídico sobre a questão das promessas de campanha, o tema é sempre importante, afinal, a população elege seus representantes com base nas propostas que lhe são apresentadas e cumpridas

Em bom goianês: “tudo fica mió de bão depois dum café”

O prefeito Fábio Correa (PP) de Cidade Ocidental não é goiano, mas é um bom moço de Guimarânia, município da mesorregião do Triângulo Mineiro. Como todo bom mineiro é hospitaleiro, recebe todos muito bem, com direito ao “cafezim” coado na hora e os quitutes da boa mesa. Ele é um homem que tem um olhar tranquilo e origem campesina. Uma das coisas interessantes em sua trajetória no município foi ter lançado a primeira corrida do marmelo (doce que é um patrimônio cultural da região). Também já foi festeiro de Santo Antônio; afinal, o importante no currículo de um homem do povo é ser do povo! Sua fazenda está situada na região histórica do Povoado de Mesquita, um local de cultura centenária na Cidade Ocidental. Por fim, o prefeito tem um envolvimento pessoal e ama tanto a cultura local quanto as tradições de onde vive e trabalha. Este perfil dele é especial, mas qual é o perfil de quem ele apoia, de fato, para assumir a gestão da prefeitura em 2024?  

Arrebanhando lideranças e votos  

Nas trincheiras internalizadas da intimidade política de Cidade Ocidental, dizem que Lulinha (Podemos), o vice, já é o escolhido. E diga-se de passagem, os comunicadores da municipalidade em seus blogs e mídias gostam mesmo de exaltar o vice-prefeito, que foi, por sinal, um dos vereadores mais votados pelos ocidentalenses. Porém, como candidato a prefeito num passado recente, não se elegeu. Luiz Gonzaga Viana Filho tem o dom de arrebanhar lideranças, vide sua festa de aniversário em julho deste ano, que – há quem garanta – reuniu em torno de 1.000 pessoas entre grupos diversificados, numa agremiação de várias tribos. Estiveram presentes desde lideranças políticas e comunitárias, até vereadores, deputados federais e estaduais, secretários municipais e, claro, os bons amigos comunicadores da cidade. Sim, Lulinha parece mesmo um cara agregador! 

As lições daqueles que caminham “lado a lado”

A caminhada conjunta do prefeito e do vice nos leva de volta a 2016, segundo um arquivo público que circula na internet postado pelo MPGO no site Jusbrasil. Ambos chegaram a passar por um percalço juntos nas mãos do promotor eleitoral Alexandre Xavier de Souza Rocha, que na época propôs recurso eleitoral visando a declaração de inelegibilidade e cassação do diploma do gestor eleito e seu vice. Conforme sustentado no pedido, foi apurada em ação de investigação eleitoral a ocorrência de fatos que caracterizavam abuso de poder através da utilização de meios de comunicação. No caso específico, um periódico intitulado Jornal Ocidental. Segundo o MP, o “panfletário comunicativo” foi utilizado contra o candidato opositor à época. Mas são águas passadas e supõe-se que as lições daqueles que caminham “lado a lado” sejam absorvidas e os erros não se repitam.

Outros possíveis pré-candidatos

Fala-se na cidade que o presidente da Câmara Municipal, vereador Saulo Budin (PODE), e o secretário Anderson Luciano também são possíveis candidatos do grupo do prefeito. Para quem garantia até um tempo atrás que Budin seria a bola da vez, ele próprio demonstra compromisso e fidelidade ao grupo e, talvez, por não ter tanta força para angariar os votos necessários, acabe por abrir mão de uma possível pré-candidatura. Mas há que se apurar melhor o perfil do vereador e esperar o que ainda há por vir. 

Ex-secretária faz oposição ao grupo da vez

Em oposição ao grupo mandatário, está Fernanda Batista (PSB), ex-secretária de Assistência Social, que segundo fontes, também irá anunciar sua pré-candidatura à prefeita contando com grandes apoios oriundos do governo do Estado. Ela que já disputou no passado como candidata a deputada estadual, não foi eleita. Faltou força, mesmo sendo esposa do ex-prefeito Alex Batista, tido como grande liderança política na região.

Erasmo está inelegível ou não?

Já o vereador mais votado nas últimas eleições municipais, Erasmo Carlos (PP), que parecia vir nadando de braçada desde quando foi presidente da Câmara Municipal, ao que parece está mesmo fora do páreo da corrida eleitoral, devido à reprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Está inelegível? Em breve, a notícia chega completa!

Conflito entre Lêda Borges e Pábio Mossoró: os meios podem “corromper” os fins…

Nos bastidores ou explicitamente, a deputada federal Lêda Borges (PSDB-GO) declara guerra contra o prefeito de Valparaíso Pábio Mossoró (MDB) e utiliza os meios possíveis para diminuir a projeção e o trabalho do gestor pelo município