Protagonismo juvenil e desenvolvimento econômico sustentável foram os temas abordados em rodas de conversa do Y20, grupo de engajamento de jovens do G20 Social. O evento, ocorrido na Escola do Futuro Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, foi organizado pelas secretarias do Entorno (SEDF-GO) e de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti-GO).

Estiveram presentes autoridades como a prefeita eleita do município, Jessica do Premium (UB), e a titular da SEDF-GO, Caroline Fleury. Também prestigiaram as rodas de conversa, lotando o auditório, estudantes de escolas públicas e alunos da Escola do Futuro, que acompanharam com atenção os debates.

Cerca de 200 estudantes prestigiaram o evento do G20 Social

Cooperação e transformação

Para abrir as discussões, Ismael Lopes, representante do G20 Social, destacou o papel da juventude como partícipe da transformação social. “Os jovens precisam enxergar a função deles como protagonistas políticos e reconhecer a força da cooperação para promover transformações significativas”, ressaltou.

Em seguida, o adido da Embaixada da Itália no Brasil, Fabio Naro, falou sobre empreendedorismo, economia e desenvolvimento, comparando as realidades italiana e brasileira. “Cerca de 80% das empresas na Itália são pequenas, mas o diferencial está na alta qualidade dos produtos”, frisou.

Ismael Lopes: “Os jovens precisam enxergar a função deles como protagonistas políticos” (Foto: Denner Nunes)

Entre os estudantes que presenciaram os debates estava Danilo Yuri Vitalino dos Santos, do curso de Ciência de Dados da Escola do Futuro. “Percebi que a Itália é forte em exportar um produto acabado e isso faz toda a diferença”, afirmou. “O Brasil ainda tem muito a caminhar, mas fico feliz em perceber que estamos no processo”.

Fabio Naro: “Cerca de 80% das empresas na Itália são pequenas, mas o diferencial está na alta qualidade dos produtos” (Foto: Denner Nunes)

Oportunidades para o futuro

Logo após as rodas de conversa, os participantes puderam visitar as instalações da Escola do Futuro e conhecer alguns projetos desenvolvidos na instituição, como um drone para uso agrícola com sistema de baixo custo e uma máquina que transforma garrafas PET em matéria-prima para impressoras 3D, inovações que aliam a tecnologia à sustentabilidade.

Leandro Nery: “Precisamos fortalecer a cooperação entre as instituições” (Foto: Denner Nunes)

Na ocasião, o diretor da Escola do Futuro em Santo Antônio do Descoberto, Leandro Nery, comentou sobre a possibilidade do Entorno do Distrito Federal vir a ser um polo industrial nos próximos anos, por meio da união de esforços de agentes públicos. “Precisamos fortalecer a cooperação entre as instituições e aproveitar o potencial da nossa região para criar oportunidades de desenvolvimento econômico”, afirmou.

Já a prefeita eleita Jessica do Premium, deixou sua mensagem aos jovens presentes no evento: “A mudança está nas mãos de vocês, estudantes. Vocês são os protagonistas desse novo tempo”.

Caroline Fleury: “Acreditamos no potencial dos jovens e na inovação como caminho para o futuro” (Foto: Denner Nunes)

Por fim, a secretária do Entorno, Caroline Fleury, destacou a importância da Escola do Futuro como instituição e por ter recebido um evento de especial relevância, com a participação de representantes internacionais. “Essa escola é uma prova do quanto acreditamos no potencial dos jovens e na inovação como caminho para o futuro”, salientou.

Leia também:

Santo Antônio do Descoberto recebe rodas de conversa do G20 Social na Escola do Futuro