Rodas de conversa do G20 Social tiveram auditório lotado em Santo Antônio do Descoberto
17 outubro 2024 às 12h02
COMPARTILHAR
Protagonismo juvenil e desenvolvimento econômico sustentável foram os temas abordados em rodas de conversa do Y20, grupo de engajamento de jovens do G20 Social. O evento, ocorrido na Escola do Futuro Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, foi organizado pelas secretarias do Entorno (SEDF-GO) e de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti-GO).
Estiveram presentes autoridades como a prefeita eleita do município, Jessica do Premium (UB), e a titular da SEDF-GO, Caroline Fleury. Também prestigiaram as rodas de conversa, lotando o auditório, estudantes de escolas públicas e alunos da Escola do Futuro, que acompanharam com atenção os debates.
Cooperação e transformação
Para abrir as discussões, Ismael Lopes, representante do G20 Social, destacou o papel da juventude como partícipe da transformação social. “Os jovens precisam enxergar a função deles como protagonistas políticos e reconhecer a força da cooperação para promover transformações significativas”, ressaltou.
Em seguida, o adido da Embaixada da Itália no Brasil, Fabio Naro, falou sobre empreendedorismo, economia e desenvolvimento, comparando as realidades italiana e brasileira. “Cerca de 80% das empresas na Itália são pequenas, mas o diferencial está na alta qualidade dos produtos”, frisou.
Entre os estudantes que presenciaram os debates estava Danilo Yuri Vitalino dos Santos, do curso de Ciência de Dados da Escola do Futuro. “Percebi que a Itália é forte em exportar um produto acabado e isso faz toda a diferença”, afirmou. “O Brasil ainda tem muito a caminhar, mas fico feliz em perceber que estamos no processo”.
Oportunidades para o futuro
Logo após as rodas de conversa, os participantes puderam visitar as instalações da Escola do Futuro e conhecer alguns projetos desenvolvidos na instituição, como um drone para uso agrícola com sistema de baixo custo e uma máquina que transforma garrafas PET em matéria-prima para impressoras 3D, inovações que aliam a tecnologia à sustentabilidade.
Na ocasião, o diretor da Escola do Futuro em Santo Antônio do Descoberto, Leandro Nery, comentou sobre a possibilidade do Entorno do Distrito Federal vir a ser um polo industrial nos próximos anos, por meio da união de esforços de agentes públicos. “Precisamos fortalecer a cooperação entre as instituições e aproveitar o potencial da nossa região para criar oportunidades de desenvolvimento econômico”, afirmou.
Já a prefeita eleita Jessica do Premium, deixou sua mensagem aos jovens presentes no evento: “A mudança está nas mãos de vocês, estudantes. Vocês são os protagonistas desse novo tempo”.
Por fim, a secretária do Entorno, Caroline Fleury, destacou a importância da Escola do Futuro como instituição e por ter recebido um evento de especial relevância, com a participação de representantes internacionais. “Essa escola é uma prova do quanto acreditamos no potencial dos jovens e na inovação como caminho para o futuro”, salientou.
Leia também:
Santo Antônio do Descoberto recebe rodas de conversa do G20 Social na Escola do Futuro