Cidades do Entorno conquistam o “Selo Ouro” de alfabetização
29 novembro 2024 às 14h53
COMPARTILHAR
A categoria Ouro do “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização” é entregue pelo Ministério da Educação (MEC) e promovida pelo Governo Federal no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O resultado reflete os investimentos na área educacional feitos pelo Governo de Goiás e prefeituras municipais, por meio das secretarias de Educação. As cidades de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Formosa, Planaltina de Goiás, Luziânia, Valparaíso e Padre Bernardo, todas do Entorno do DF, receberam a láurea do Selo Ouro.
Segundo o prefeito Cristiomário Medeiros (PP), de Planaltina, o prêmio representa o compromisso da gestão em garantir uma educação de qualidade e o impacto positivo que proporciona na vida das crianças do município. “Além disso, o selo fortalece a imagem de nossa cidade como referência na área educacional, algo que nos enche de orgulho e nos motiva a continuar avançando”, afirmou.
E acrescentou: “Desde o início da gestão, priorizamos a educação como uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento do município. Nos últimos anos, ampliamos significativamente o orçamento desse setor, garantindo recursos para infraestrutura, capacitação, materiais pedagógicos e valorização dos profissionais”.
Cristiomário destacou, ainda, outras iniciativas para impulsionar a educação, como projetos que incentivam a leitura desde a primeira infância, promovendo o hábito e a paixão pelos livros logo nos primeiros anos escolares. “Também articulamos parcerias com o governo estadual para ampliar e melhorar as ofertas pedagógicas voltadas à alfabetização. Essa combinação de esforços permitiu que nossos alunos alcançassem melhores resultados e consolidou Planaltina como uma referência na área”, concluiu.
Melhoria nas ações pedagógicas
Para a secretária municipal de Educação de Planaltina de Goiás, Eliete Oliveira, o reconhecimento entusiasma a equipe. “Os professores passam a buscar cada vez mais mecanismos que visem a melhoria das ações pedagógicas e estruturais das nossas unidades escolares. Destaco, ainda, os programas AlfaMais, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Projeto Planaltina Fazendo Valer a Pena, como incentivadores desta conquista, pois atendem alunos do Ensino Fundamental das séries iniciais de 1º ao 5º ano, abrindo um amplo leque de conhecimentos e vivências”, explicou.
Sirleide Alves, coordenadora da Regional de Ensino, reforçou a fala da secretária: “Com muita alegria e orgulho recebemos este resultado tão significativo para a educação do nosso município. Os investimentos foram grandes, com reformas e aquisições para melhor dignidade e valorização dos profissionais, principalmente dos professores com materiais inovadores”.
Investimentos na primeira infância
Luziânia também foi um dos municípios do Entorno reconhecido com o Selo Ouro. De acordo com o prefeito Diego Sorgatto (UB), o resultado reflete o empenho e a dedicação de todos os envolvidos: comunidade escolar, alunos e familiares, de modo a garantir que as crianças sejam alfabetizadas no momento adequado. “A premiação é o reconhecimento de todo o trabalho que realizamos na educação municipal nos últimos anos. Dedicamos esforços na reestruturação da nossa rede de ensino, com a valorização dos professores, investimento em formação continuada e reforma e construção de escolas”, disse o prefeito.
Diego enfatizou, ainda, que o êxito representa um avanço com relação à criação de políticas públicas para a primeira infância. “Fomos o primeiro município de Goiás a apresentar o Plano Municipal Pela Primeira Infância no estado e um dos primeiros do Brasil. Neste documento, nos comprometemos a investir na educação infantil e fizemos o compromisso de abrir duas mil vagas em creches e pré-escola. Também implementamos o programa AlfaMais Goiás, que nos ajudou a alcançar bons resultados”, frisou.
Ao longo da sua gestão, o prefeito tem feito investimentos na área educacional, como a reforma de 60% das unidades escolares. “Instalamos o sistema de reconhecimento facial na entrada das escolas, bem como portas com detectores de metal. Foram realizados fóruns e congressos voltados para a capacitação dos professores para desenvolverem atividades de letramento, alfabetização e leitura com os alunos. E, por último, realizamos concurso público para professores, substituindo quase mil profissionais de contrato temporário para efetivos”, concluiu.
Para alcançarem o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, os municípios do Entorno aderiram ao edital publicado pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024 e passaram por um rigoroso processo de avaliação. A cerimônia de entrega será realizada no dia 17 de dezembro, em Brasília, e contará com a presença de autoridades e representantes da educação de todo o país.
Leia também:
Seminário reúne municípios do Entorno na Escola do Futuro, em Santo Antônio do Descoberto