Escola do Entorno é premiada no 13º Concurso de Desenho e Redação da CGU

24 março 2025 às 16h59

COMPARTILHAR
A 13ª edição do Concurso de Desenho e Redação (13º CDR), organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), teve como tema “Cidadania Digital: acesso e educação para a democracia”. Participaram 1970 escolas em todo o país – sendo 139 de Goiás – e quase 300 mil estudantes concorrendo nas categorias “Desenho”, “Redação” e “Escola Cidadã”, com premiações para as 27 instituições de ensino com os melhores trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora.
O CMEB Kennedy, de Luziânia, ganhou um notebook e um certificado por conta da realização de trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”, na categoria “Escola Cidadã”. “Ficamos surpresos com a notícia, porque foi um concurso em âmbito federal e a gente sabia que iria ser muito concorrido”, declarou a diretora da unidade escolar, Maria Aparecida de Oliveira, ao Jornal Opção Entorno. “Ao todo, 16 professores trabalharam o tema proposto em sala e 455 alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental fizeram desenhos, sendo esse material enviado pelo site da CGU, assim como um formulário preenchido pela escola”, detalha.

Tecnologia no ensino
De acordo com Maria Aparecida, esse reconhecimento é fruto de um trabalho desenvolvido há pouco mais de um ano, quando o CMEB Kennedy conquistou o Prêmio Leia, do programa AlfaMais, do Governo de Goiás, concedido às 150 melhores escolas do estado.
“Ganhamos R$ 80 mil e, com esse valor, compramos televisões para todas as salas, trabalhando a parte pedagógica nas telas utilizando a internet. Lançamos bastante mão desse recurso nas aulas”, relata. E acrescenta: “Isso contribuiu muito para o bom resultado no concurso da CGU, porque os professores puderam trabalhar o tema da cidadania digital na televisão”.

Educação cidadã
Segundo a secretária de Educação de Luziânia, Maria Luiza Lima, o prêmio do CMEB Kennedy no concurso da CGU mostra que o município está no caminho certo. “Estamos formando estudantes conscientes de seus direitos e deveres e que, com certeza, se preocuparão com uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma. “Ter esse reconhecimento só aumenta a nossa vontade de continuar firme em nosso propósito de uma educação cidadã!”, conclui.
Leia também:
Duas escolas de Luziânia são escolhidas para integrarem um programa internacional