A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, enfatizou os esforços do governo estadual para garantir condições ideais para que as famílias goianas mantenham seus filhos na escola. “Desde 2019, o Governo de Goiás tem se empenhado em assegurar que os estudantes sejam bem atendidos. Quando os pais fazem a matrícula têm a certeza de que seus filhos terão todo o suporte necessário na escola”, afirmou a titular da pasta.

Fátima Gavioli: “Quando os pais fazem a matrícula têm a certeza de que seus filhos terão todo o suporte necessário na escola”

Cerca de meio milhão de estudantes da rede estadual receberão novos conjuntos de uniformes, mochilas, tênis, meias e kits de material escolar. O investimento total ultrapassa R$ 247 milhões, distribuídos por uniformes (111 milhões); mochilas (30 milhões); tênis e meias (42 milhões); kits de material escolar (32 milhões) e mobiliário (32 milhões).

Ações estratégicas no Entorno

Segundo o coordenador regional de Educação de Águas Lindas (CRE), Francisco Wagner Silva de Sousa, os trabalhos tiveram início ainda em novembro de 2024, com reuniões baseadas nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO) para planejar ações estratégicas. Ele frisou, ainda, que as escolas da regional estão na fase final de organização, o que inclui a revitalização de jardins, pintura e preparação das salas de aula para receber mais de 26 mil alunos matriculados.

“Todos os estudantes receberão materiais escolares e uniformes completos. Temos um governador preocupado com nossas crianças, e nossas escolas estão equipadas com chromebooks, laboratórios móveis e de ciências, o que estimula o interesse pelos estudos e reduz a evasão escolar”, destacou Francisco.

Francisco Wagner: “Nossas escolas estão equipadas com chromebooks, laboratórios móveis e de ciências, o que estimula o interesse pelos estudos”

Ele também divulgou a inauguração de duas novas escolas padrão século XXI, ambas no Entorno. São elas, o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, em Águas Lindas, em homenagem aos 30 anos da partida do piloto brasileiro, e o CEPI do Campo Santa Bárbara, no município de Padre Bernardo.

Ampliação no uso de tecnologias

Uma das principais novidades para 2025 é a ampliação da distribuição de chromebooks. Além dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, o benefício agora também atenderá os alunos da 2ª série do Ensino Médio. No total, 60 mil novos equipamentos serão adquiridos.

Desde 2019, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 7,4 bilhões na Educação estadual. Esses investimentos garantiram a reforma de 100% das escolas, a construção de mais de 30 novos colégios, salas climatizadas e equipamentos de última geração.

Programa Bolsa Estudo

Outro destaque é o programa Bolsa Estudo, que beneficia alunos do Ensino Médio e contribui para o combate à evasão escolar. A iniciativa oferece apoio financeiro aos estudantes, incentivando a continuidade dos estudos e a participação em atividades acadêmicas. 

Leia também:

Professor do Cepama, em Luziânia, leva alunas a participar de projeto da Nasa