Professor do Cepama, em Luziânia, leva alunas a participar de projeto da Nasa
19 dezembro 2024 às 11h47
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O professor Wedson Philippe Vasconcelos de Brito, do Colégio Estadual Professor Antônio Março de Araújo (Cepama), em Luziânia, lidera uma ação pioneira, que conecta jovens da periferia ao universo da ciência. Por meio do programa International Astronomical Search Collaboration (IASC Search), coordenado pela a Nasa, Wedson proporcionou a três alunas a oportunidade de colaborar com a busca por asteroides e contribuir para a ciência global.
Maria Eduarda Ferreira da Luz, Ketlin Rodrigues e Isabella Rodrigues Neves, estudantes do 8º ano, foram selecionadas para analisar imagens astronômicas e elaborar relatórios que são enviados aos Estados Unidos. Essas contribuições auxiliam cientistas na identificação de corpos celestes.
Ciência na periferia de Goiás
O IASC é um programa de ciência cidadã, que fornece dados astronômicos de alta qualidade a estudantes e pesquisadores de todo o mundo. “A Nasa possui equipamentos avançados para detectar asteroides, mas algumas imagens apresentam sinais muito tênues, que escapam das avaliações automáticas. Por isso, essas detecções são disponibilizadas para grupos como o nosso, que ajudam na análise e enviam relatórios detalhados ao Myro Planet Center, em Harvard”, explica Wedson.
A iniciativa é pioneira no Estado de Goiás, sendo o Cepama o único colégio a participar do projeto. Segundo Wedson, levar um programa desse nível para uma escola pública do Entorno de Brasília é uma forma de mostrar que a ciência é para todos. “Quero que os alunos entendam que podem competir de igual para igual com estudantes de escolas particulares ou de grandes centros urbanos”, ressalta.
Transformação pela ciência
Maria Eduarda, uma das alunas selecionadas, falou sobre como o projeto mudou sua percepção. “Aprendi a usar ferramentas científicas e a entender mais sobre o universo. É algo que nunca imaginei fazer, mas que abriu a minha mente para novas possibilidades”, conta.
Para ela, o IASC Search é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Eu acredito que isso pode abrir portas no futuro. Ciência e tecnologia são áreas que estão sempre avançando, e agora sei que posso fazer parte disso”, afirma.
Educação que inspira
A diretora do Cepama, Eliane Moraes Ribeiro, destaca a importância da iniciativa. “Mesmo sendo um projeto internacional, que parece distante da nossa realidade, ele mostra aos alunos que eles são capazes de alcançar grandes conquistas. É algo que os incentiva a sonhar e acreditar no próprio potencial”, frisa.
Wedson planeja expandir o projeto no próximo ano, envolvendo mais estudantes e fortalecendo o protagonismo da escola pública no cenário científico. “A ciência transforma vidas. Quando colocamos jovens de escolas públicas em projetos como esse, mostramos que o conhecimento pode superar qualquer barreira”, conclui.
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