A aluna disse ao Jornal Opção Entorno que, antes de ingressar no CEPI, sua experiência com textos dissertativos-argumentativos era limitada. “Confesso que não tive uma rotina de estudos direcionada ao Enem. Minhas redações para as provas do CEPI foram essenciais para manter a prática e o raciocínio afiados. No início, minhas redações eram curtas e minha letra enorme para preencher as linhas. Mas, com o tempo e a prática constante, escrever tornou-se algo automático e natural”, explicou Geovanna.

O desempenho da estudante é um reflexo da combinação entre dedicação pessoal e apoio pedagógico, segundo a professora de Português e Redação, Ana Caroline Silva. A docente destacou, ainda, a importância do trabalho com repertório sociocultural e o papel de autoras como Djamila Ribeiro e Carolina Maria de Jesus, que foram fundamentais para explorar o tema da redação deste ano. “Planejei e executei aulas focadas em dar suporte de repertório sociocultural. Essas autoras se encaixaram perfeitamente no tema proposto, que esperava do candidato explorar a desvalorização da herança africana no Brasil”, enfatizou Ana Caroline.

Geovanna dos Santos Benedito: “Minhas redações para as provas do CEPI foram essenciais para manter a prática e o raciocínio afiados”

A professora lembrou dos desafios enfrentados no ensino da redação, especialmente em escolas públicas. “Muitos estudantes possuem defasagem na escrita, o que exige um trabalho constante de recomposição das aprendizagens. Além disso, há uma dificuldade crescente em interpretação de textos e desenvolvimento do senso crítico. Apesar disso, utilizamos o conhecimento prévio dos estudantes para minimizar essas dificuldades”.

Equipe pedagógica dedicada

A gestora executiva do CEPI Cruzeiro do Sul, Gislene El-Hassani, também celebra o excelente desempenho da aluna no Enem e a atuação do corpo docente. “O desempenho dos alunos é um reflexo direto do trabalho árduo e da dedicação da nossa equipe pedagógica. Organizamos workshops, fornecemos materiais de leitura adicionais e oferecemos revisão personalizada de redações. Pretendemos fortalecer ainda mais essas iniciativas”, afirmou Gislene. Ela acrescentou: “Geovanna é uma aluna dedicada e inspiradora. Seu sucesso mostra que a educação pública tem um potencial gigantesco”.

Gislene El-Hassani e a professora Ana Caroline destacam que o bom desempenho dos alunos resulta da dedicação da equipe pedagógica

Geovanna atribui parte de seu sucesso ao contato com obras da literatura brasileira trazidas pela professora Ana Caroline. “Essas obras despertaram minha curiosidade e me ajudaram a construir argumentos mais sólidos. O papel da minha professora foi fundamental no meu desenvolvimento”.

Sobre o incentivo ao Enem, ela comentou que, apesar de a escola não ter um foco específico no exame, as avaliações regulares do CEPI foram determinantes em sua formação. “As provas de redação do CEPI me ensinaram a desenvolver a escrita e argumentar com mais facilidade. Foi uma prática constante que fez toda a diferença”, frisou.

A professora Ana Caroline reforçou: “Geovanna sempre demonstrou um potencial enorme. O que a destacou foi sua capacidade de associar o repertório sociocultural a uma argumentação clara e bem estruturada. Ela soube aproveitar o que foi ensinado e transformar isso em um resultado excepcional”.

Rede pública em destaque

O desempenho geral em Goiás foi notável: o estado registrou 86 candidatos, sendo dez de escolas públicas, com notas entre 980 e 1000. Além disso, 186 estudantes da rede pública alcançaram pontuações entre 950 e 980, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A média nacional da redação foi de 660 pontos, 15 a mais do que no ano anterior, que registrou 645.

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