Estudante de Valparaíso faz 980 pontos na redação do Enem

20 janeiro 2025 às 16h48

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A aluna disse ao Jornal Opção Entorno que, antes de ingressar no CEPI, sua experiência com textos dissertativos-argumentativos era limitada. “Confesso que não tive uma rotina de estudos direcionada ao Enem. Minhas redações para as provas do CEPI foram essenciais para manter a prática e o raciocínio afiados. No início, minhas redações eram curtas e minha letra enorme para preencher as linhas. Mas, com o tempo e a prática constante, escrever tornou-se algo automático e natural”, explicou Geovanna.
O desempenho da estudante é um reflexo da combinação entre dedicação pessoal e apoio pedagógico, segundo a professora de Português e Redação, Ana Caroline Silva. A docente destacou, ainda, a importância do trabalho com repertório sociocultural e o papel de autoras como Djamila Ribeiro e Carolina Maria de Jesus, que foram fundamentais para explorar o tema da redação deste ano. “Planejei e executei aulas focadas em dar suporte de repertório sociocultural. Essas autoras se encaixaram perfeitamente no tema proposto, que esperava do candidato explorar a desvalorização da herança africana no Brasil”, enfatizou Ana Caroline.

A professora lembrou dos desafios enfrentados no ensino da redação, especialmente em escolas públicas. “Muitos estudantes possuem defasagem na escrita, o que exige um trabalho constante de recomposição das aprendizagens. Além disso, há uma dificuldade crescente em interpretação de textos e desenvolvimento do senso crítico. Apesar disso, utilizamos o conhecimento prévio dos estudantes para minimizar essas dificuldades”.
Equipe pedagógica dedicada
A gestora executiva do CEPI Cruzeiro do Sul, Gislene El-Hassani, também celebra o excelente desempenho da aluna no Enem e a atuação do corpo docente. “O desempenho dos alunos é um reflexo direto do trabalho árduo e da dedicação da nossa equipe pedagógica. Organizamos workshops, fornecemos materiais de leitura adicionais e oferecemos revisão personalizada de redações. Pretendemos fortalecer ainda mais essas iniciativas”, afirmou Gislene. Ela acrescentou: “Geovanna é uma aluna dedicada e inspiradora. Seu sucesso mostra que a educação pública tem um potencial gigantesco”.

Geovanna atribui parte de seu sucesso ao contato com obras da literatura brasileira trazidas pela professora Ana Caroline. “Essas obras despertaram minha curiosidade e me ajudaram a construir argumentos mais sólidos. O papel da minha professora foi fundamental no meu desenvolvimento”.
Sobre o incentivo ao Enem, ela comentou que, apesar de a escola não ter um foco específico no exame, as avaliações regulares do CEPI foram determinantes em sua formação. “As provas de redação do CEPI me ensinaram a desenvolver a escrita e argumentar com mais facilidade. Foi uma prática constante que fez toda a diferença”, frisou.
A professora Ana Caroline reforçou: “Geovanna sempre demonstrou um potencial enorme. O que a destacou foi sua capacidade de associar o repertório sociocultural a uma argumentação clara e bem estruturada. Ela soube aproveitar o que foi ensinado e transformar isso em um resultado excepcional”.
Rede pública em destaque
O desempenho geral em Goiás foi notável: o estado registrou 86 candidatos, sendo dez de escolas públicas, com notas entre 980 e 1000. Além disso, 186 estudantes da rede pública alcançaram pontuações entre 950 e 980, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A média nacional da redação foi de 660 pontos, 15 a mais do que no ano anterior, que registrou 645.
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