Parceria entre a Fieg e a prefeitura de Luziânia vai impulsionar a qualificação profissional na região do Entorno
27 dezembro 2024 às 13h40
COMPARTILHAR
A nova escola conta com 11 mil m² de área construída e terá capacidade para formar mais de mil alunos por ano, atendendo às demandas crescentes das indústrias locais. De acordo com o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), o município conta com um grande número de empresas e indústrias de segmentos variados.
O gestor executivo destacou que a chegada da Escola Sesi Senai vai contribuir significativamente para a formação de mão de obra qualificada, atendendo às necessidades do mercado de trabalho tanto local, quanto regional. Ele ressaltou: “A escola se destaca por oferecer um ensino alinhado às demandas do mercado, priorizando a formação de profissionais capacitados para as novas tecnologias. Além disso, serão oferecidas vagas no ensino básico com um projeto pedagógico moderno, que integra disciplinas tradicionais a áreas tecnológicas inovadoras, como robótica e inteligência artificial. Tenho plena convicção de que essa unidade será um motor para o desenvolvimento econômico da região”.
Expectativas da Fieg
Segundo Paulo Vargas, diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, as expectativas para o impacto da nova unidade em Luziânia são extremamente positivas. “O Sistema Fieg conhece bem a realidade de Luziânia e do Entorno de Brasília, onde estamos presentes há cerca de 10 anos, com núcleos avançados em cidades como Águas Lindas, Novo Gama e Valparaíso de Goiás. Com essa unidade, pretendemos fortalecer ainda mais o setor industrial da região, capacitando profissionais de forma estratégica e conectada às necessidades do mercado”, divulgou Vargas.
Para garantir que os cursos atendam às demandas atuais e futuras do setor industrial, ele explicou que a Fieg utiliza ferramentas estratégicas, como o Mapa do Trabalho, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Esse instrumento monitora as tendências do mercado de trabalho em todo o país, com recortes específicos para o Estado de Goiás. Além disso, mantemos um relacionamento constante com empresas, associações comerciais, sindicatos e outras lideranças, garantindo a atualização dos nossos cursos”, explicou.
A escola oferecerá formação em áreas estratégicas, como tecnologia da informação, química, automação, metalmecânica e gestão, além de educação básica e profissionalizante, incluindo iniciação profissional, qualificação, aprendizagem industrial, habilitação técnica e pós-graduação.
Inserção no mercado de trabalho
Para promover a inserção dos alunos no mercado, a Fieg aposta em uma metodologia moderna e inovadora. “O Sesi e o Senai acompanham de perto os avanços tecnológicos e os processos produtivos, especialmente no contexto da indústria 4.0. Nossa metodologia inclui robótica e inovação aplicadas em sala de aula, garantindo que os alunos estejam preparados para os desafios do mercado. Além disso, criamos, em 2022, o Conselho de Pensadores da Educação do Futuro, um grupo de especialistas que nos ajuda a traçar estratégias de vanguarda para o ensino”, afirmou Paulo Vargas.
Especificamente na unidade de Luziânia, o foco será voltado a atender indústrias locais e cidades vizinhas, especialmente nos setores com alta demanda por profissionais qualificados, como tecnologia da informação, química, automação, metalmecânica e gestão.
Leia também:
Sede provisória da UFG é inaugurada oficialmente em Cidade Ocidental