A disputa pela Prefeitura de Cristalina, a cidade dos cristais, será marcada pelo rompimento entre o prefeito Daniel Sabino Vaz (União Brasil) e o vice-prefeito Luís Otávio Biazoto Massa, que se filiou ao Partido Liberal (PL) e vem fazendo uma pré-campanha já há alguns meses para firmar seu nome como candidato ao posto máximo do Executivo municipal. Após tentar, sem sucesso, uma composição na chapa de Luís Otávio, com a indicação do então secretário de Comunicação Eliézer Bispo para vice, representando seu grupo político, Daniel confirmou seu apoio ao vereador Jean Eustáquio Magalhães Alves (MDB).

“O vereador Jean conversou com o advogado Osório Fernando de Sousa (PRD), que também é um pré-candidato, e acertaram que vão montar uma chapa de prefeito e vice-prefeito com o intuito de dar continuidade aos projetos que eu fiz nesses últimos oito anos. Dessa forma, só cabe a mim apoiá-los, para que esse trabalho tenha seguimento para aqueles que aprovam”, afirma o atual prefeito. Vale destacar que Jean participou ativamente da gestão de Daniel Vaz. Começou como motorista, depois assumiu a chefia de gabinete, foi secretário de Saúde e, em seguida, eleito como vereador.

Jean Eustáquio e o jornalista Eliézer Bispo (Foto: Divulgação)

A chapa terá o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e aliados partidários. “O vice-prefeito, com o seu grupo, não quis a composição com o prefeito Daniel, que se reuniu com sua base, secretários e lideranças para, a partir daí, formar e consolidar seu apoio à candidatura de Jean Eustáquio para prefeito de Cristalina”, esclarece o jornalista Eliézer Bispo.

Mulheres se destacam em Formosa

Em Formosa, o Partido Progressistas (PP) aposta na popularidade da vereadora Delegada Fernanda Martins de Lima, que aparece bem nas pesquisas para substituir o atual prefeito, Gustavo Marques de Oliveira. “Nós, que amamos Formosa, estamos indignados com essa gestão, que já vem com muitos anos de maus serviços prestados. Como vereadora, tenho sido oposição desde o primeiro dia do mandato”, afirma a parlamentar, agora oficialmente candidata a prefeita, após a realização da convenção partidária.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, apoia a agora candidata pelo PP à prefeitura de Formosa, Delegada Fernanda (Foto: Divulgação)

Em vídeo publicado nas suas redes sociais, a vereadora demonstrou estar alinhada com o governador de Goiás. “Construímos um grupo que está com muita vontade de trabalhar. São pessoas que amam e entendem a importância de Formosa. O projeto ganhou uma dimensão maior do que muitos imaginavam e, hoje, por exemplo, temos a honra de contar com o governador Caiado, além do apoio de outras importantes autoridades, como a vice-governadora do DF, Celina Leão”, reforça a Delegada Fernanda.

A psicóloga e vereadora Simone Ribeiro tentará a cadeira do Executivo municipal pelo PL ao lado de Ramos Somar, atual presidente PSD. Além do apoio popular e do agronegócio, ela terá como aliado o empresário Itamar Barreto (PSD), que desistiu da sua pré-candidatura à prefeitura, e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Pesquisa indica reeleição em Novo Gama

Em Novo Gama, o prefeito Carlinhos do Mangão, do PL, lidera com folga as intenções de voto para as eleições municipais, confirmando sua possível reeleição para o cargo. Em pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data, Mangão tem 56% das intenções de voto e tem uma avaliação acima dos 75%. Para ele, time que está ganhando não se mexe: “A nossa convenção será no sábado, dia 3, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Praça da Bíblia, e a nossa chapa vai permanecer a mesma de 2020. Novo Gama progrediu bastante e hoje está entre as três melhores cidades do Estado de Goiás para se viver”, enfatiza o gestor.

Carlinhos do Mangão: “Nossa chapa vai permanecer a mesma de 2020” (Foto: Divulgação)

Entre os fatores que contribuíram para sua boa avaliação estão a construção de novos aparelhos públicos, como escolas, unidades básicas de saúde e obras de infraestrutura. “Quando assumimos o mandato em 2021, a cidade estava destruída, em caos, com escolas e postos de saúde sucateados, um abandono total. Hoje, a população tem orgulho de onde mora”, frisa o prefeito.

Em segundo lugar nas pesquisas, o ex-vereador Jerton Sodré vai disputar a prefeitura pelo Partido Social Democrático (PSD), com apoio do Solidariedade, Agir, PSOL, Republicanos, Federação PSDB e Cidadania, Democracia Cristã (DC), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Podemos. “O cenário político da nossa cidade, hoje, passa por uma mudança significativa. Têm muitos nomes novos à disposição da disputa eleitoral como um todo, inclusive o meu. A minha trajetória, desde que iniciei a pré-campanha, tem marcado significativamente o cenário político da nossa cidade e acredito que existe espaço grandioso para explorarmos”, declara Jerton.

Jerton Sodré: “A minha trajetória, desde que iniciei a pré-campanha, tem marcado significativamente o cenário político da nossa cidade” (Foto: Divulgação)

Leia também:

Eleições municipais: três partidos largam na frente em disputa pelas prefeituras do Entorno