Eleições municipais: três partidos largam na frente em disputa pelas prefeituras do Entorno
25 julho 2024 às 12h43
COMPARTILHAR
Os últimos dias têm sido marcados por uma intensa movimentação política nos municípios do Entorno, já que começou o período de convenções partidárias para a definição dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Esta etapa foi iniciada no último dia 20 e segue até 5 de agosto, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral. Nesta fase tão importante que antecede a campanha eleitoral, o Jornal Opção Entorno fez um levantamento sobre as pré-candidaturas a prefeito nos municípios de Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso, mostrando quais partidos estão em maior evidência na disputa pelas prefeituras da região.
Uma das siglas que aparecem com maior força nas eleições municipais é o União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, que já declarou apoio a alguns pré-candidatos. Em Santo Antônio do Descoberto, por exemplo, a dobradinha UB e MDB do governo estadual deve se repetir também no município. Alexandre de Jesus (MDB) deixou a pré-candidatura a prefeito e é o mais cotado para vice na chapa da empresária Jéssica do Premium (UB) – esposa do deputado estadual André do Premium (Avante) –, a qual vem com boas perspectivas na corrida à cadeira do Executivo municipal. Tudo com as bênçãos do prefeito Aleandro Caldato (UB), de Caiado e do vice-governador, Daniel Vilela (MDB).
“Acompanhamos como o União Brasil tem atuado na esfera estadual, aqui em Goiás. Isso precisa e deve ser trazido para o nosso município de maneira estratégica, para o benefício coletivo”, avalia Jéssica do Premium. “Acredito, como presidente do partido União Brasil, que Santo Antônio do Descoberto será beneficiado imensamente com políticas públicas efetivas a curto, médio e longo prazo”, complementa.
A disputa pela prefeitura promete ser intensa, já que a vereadora e pré-candidata Meiranny Reis (PP), forte opositora à atual gestão, vem se firmando no cenário político local e pode surpreender na conquista do eleitorado. Outros nomes que pleiteiam o cargo são o ex-prefeito da cidade, o padre Getúlio de Alencar (PSB); e Galega Diniz (PRTB). O vice-prefeito de Santo Antônio, Lima Vendedor, por sua vez, deverá ser a aposta do Podemos, enquanto a Pastora Sueli é a escolhida do Partido Verde (PV). A presidente do Diretório Municipal do PT, a professora Railda, também tem buscado apoio para fortalecer seu nome na região. “Os municípios do Entorno têm uma relação muito próxima com o Distrito Federal, então estamos articulando a nossa campanha política com alguns deputados distritais do DF e de Goiás”, afirma.
Lançamento de pré-campanha
Em Cidade Ocidental, o projeto político do vice-prefeito Lulinha Viana, do Partido Progressistas, recebe apoio consistente de lideranças, parlamentares e do prefeito Fábio Correa (PP). A pré-campanha foi lançada oficialmente na última sexta (19), sob o slogan “O que tá bom, tem que continuar”. “Meu maior projeto é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Fábio Corrêa e melhorar em alguns aspectos que a gente vê como prioridade. Hoje, nós contamos com o apoio do PP e de partidos da nossa base aliada, o PL, Republicanos, Podemos e o PSD, e de 13 vereadores do município”, declara.
A disputa pela prefeitura de Cidade Ocidental também deve contar com as candidaturas dos ex-prefeitos Alex José Batista, pelo MDB, e Antonio Lima (UB), além de Humberto Jorge (PT) e Rony Gás (PRD), que acabou de lançar sua pré-candidatura já com o apoio da deputada federal Magda Mofatto (PRD).
Consolidação de aliança em Valparaíso
A chapa encabeçada pelo MDB na disputa pela prefeitura de Valparaíso terá como pré-candidato o advogado Marcus Vinícius, que já conta com o aval do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Pábio Mossoró. “Receber o apoio do Caiado, que é atualmente o governador com maior aprovação no país, e do Pábio, que é o prefeito mais bem avaliado da história da cidade, é uma honra e um grande impulso para nossa pré-campanha. O governador não só declarou seu apoio, como também participou ativamente do processo político em Valparaíso, o que demonstra seu compromisso com o desenvolvimento e progresso da nossa cidade, e a confiança em nosso projeto”, declara Marcus.
Para formar a chapa que irá concorrer nas eleições, quatro pré-candidatos a vice-prefeito do União Brasil estão cotados: o vereador e atual presidente da Câmara, Alceu Gomes; a ex-secretária de Educação, Rudilene Alves; o empresário do bairro Céu Azul, Waguinho; e a vereadora e ex-secretária de Assistência Social, Maria do Monte. “Estou trabalhando para compor a chapa junto com o Marcus Vinícius. Vamos, juntos, escrever um novo capítulo na história deste município, um capítulo de crescimento, desenvolvimento e verdadeira representatividade”, comenta Rudilene.
Já o PT confirmou a pré-candidatura da ex-prefeita Lucimar Nascimento para o cargo majoritário. “Recebi um chamado do presidente Lula para ser pré-candidata à prefeita, para retornar à gestão do município. Tivemos 43% de votação para o presidente Lula no segundo turno, aqui; então, o nosso otimismo é muito grande”, afirma Lucimar, que terá apoio dos partidos da federação formada pelo PT, PCdoB e PV.
Cenário favorável
Em Luziânia, as últimas pesquisas divulgadas mostram um cenário favorável à reeleição do prefeito do município, Diego Sorgatto (UB), que conta, ainda, com o apoio de 10 partidos, do governador Ronaldo Caiado, do deputado federal Célio Silveira (MDB) e do deputado estadual Wilde Cambão (PSD).
Entre os destaques da sua gestão estão o programa “Opera Luziânia”, que realizou mais de 20 mil cirurgias. Soma-se a ele, a sua “menina dos olhos”, o “Tarifa Zero”, que oferece transporte gratuito à população em linhas que circulam dentro do município.
Nesta disputa, outros dois nomes se destacam como pré-candidatos: o do vereador Waltinho (PL) e da vice-prefeita de Luziânia, Ana Lúcia (PSDB). Segundo fonte ouvida por este jornal, que não quis se identificar, “existe a possibilidade de Ana e o candidato do PL se unirem, e ele compor a chapa como vice”.
Leia também:
Pré-candidatos à prefeitura de Cidade Ocidental oficializam suas candidaturas