Os últimos dias têm sido marcados por uma intensa movimentação política nos municípios do Entorno, já que começou o período de convenções partidárias para a definição dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Esta etapa foi iniciada no último dia 20 e segue até 5 de agosto, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral. Nesta fase tão importante que antecede a campanha eleitoral, o Jornal Opção Entorno fez um levantamento sobre as pré-candidaturas a prefeito nos municípios de Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso, mostrando quais partidos estão em maior evidência na disputa pelas prefeituras da região.

Uma das siglas que aparecem com maior força nas eleições municipais é o União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, que já declarou apoio a alguns pré-candidatos. Em Santo Antônio do Descoberto, por exemplo, a dobradinha UB e MDB do governo estadual deve se repetir também no município. Alexandre de Jesus (MDB) deixou a pré-candidatura a prefeito e é o mais cotado para vice na chapa da empresária Jéssica do Premium (UB) – esposa do deputado estadual André do Premium (Avante) –, a qual vem com boas perspectivas na corrida à cadeira do Executivo municipal. Tudo com as bênçãos do prefeito Aleandro Caldato (UB), de Caiado e do vice-governador, Daniel Vilela (MDB).

Jéssica do Premium para prefeita e Alexandre de Jesus para vice: a dobradinha União Brasil e MDB em Santo Antônio do Descoberto tem apoio de Ronaldo Caiado (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Acompanhamos como o União Brasil tem atuado na esfera estadual, aqui em Goiás. Isso precisa e deve ser trazido para o nosso município de maneira estratégica, para o benefício coletivo”, avalia Jéssica do Premium. “Acredito, como presidente do partido União Brasil, que Santo Antônio do Descoberto será beneficiado imensamente com políticas públicas efetivas a curto, médio e longo prazo”, complementa.

A disputa pela prefeitura promete ser intensa, já que a vereadora e pré-candidata Meiranny Reis (PP), forte opositora à atual gestão, vem se firmando no cenário político local e pode surpreender na conquista do eleitorado. Outros nomes que pleiteiam o cargo são o ex-prefeito da cidade, o padre Getúlio de Alencar (PSB); e Galega Diniz (PRTB). O vice-prefeito de Santo Antônio, Lima Vendedor, por sua vez, deverá ser a aposta do Podemos, enquanto a Pastora Sueli é a escolhida do Partido Verde (PV). A presidente do Diretório Municipal do PT, a professora Railda, também tem buscado apoio para fortalecer seu nome na região. “Os municípios do Entorno têm uma relação muito próxima com o Distrito Federal, então estamos articulando a nossa campanha política com alguns deputados distritais do DF e de Goiás”, afirma.

Lançamento de pré-campanha

Lulinha Viana carregado pelo povo em lançamento de pré-campánha, com apoio do prefeito Fábio Correa

Em Cidade Ocidental, o projeto político do vice-prefeito Lulinha Viana, do Partido Progressistas, recebe apoio consistente de lideranças, parlamentares e do prefeito Fábio Correa (PP). A pré-campanha foi lançada oficialmente na última sexta (19), sob o slogan “O que tá bom, tem que continuar”. “Meu maior projeto é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Fábio Corrêa e melhorar em alguns aspectos que a gente vê como prioridade. Hoje, nós contamos com o apoio do PP e de partidos da nossa base aliada, o PL, Republicanos, Podemos e o PSD, e de 13 vereadores do município”, declara.

A disputa pela prefeitura de Cidade Ocidental também deve contar com as candidaturas dos ex-prefeitos Alex José Batista, pelo MDB, e Antonio Lima (UB), além de Humberto Jorge (PT) e Rony Gás (PRD), que acabou de lançar sua pré-candidatura já com o apoio da deputada federal Magda Mofatto (PRD).

Consolidação de aliança em Valparaíso

Marcus Vinícius com Alceu Gomes, um dos pré-candidatos a vice-prefeito na chapa, em Valparaíso (Foto: Divulgação)

A chapa encabeçada pelo MDB na disputa pela prefeitura de Valparaíso terá como pré-candidato o advogado Marcus Vinícius, que já conta com o aval do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Pábio Mossoró. “Receber o apoio do Caiado, que é atualmente o governador com maior aprovação no país, e do Pábio, que é o prefeito mais bem avaliado da história da cidade, é uma honra e um grande impulso para nossa pré-campanha. O governador não só declarou seu apoio, como também participou ativamente do processo político em Valparaíso, o que demonstra seu compromisso com o desenvolvimento e progresso da nossa cidade, e a confiança em nosso projeto”, declara Marcus.

Para formar a chapa que irá concorrer nas eleições, quatro pré-candidatos a vice-prefeito do União Brasil estão cotados: o vereador e atual presidente da Câmara, Alceu Gomes; a ex-secretária de Educação, Rudilene Alves; o empresário do bairro Céu Azul, Waguinho; e a vereadora e ex-secretária de Assistência Social, Maria do Monte. “Estou trabalhando para compor a chapa junto com o Marcus Vinícius. Vamos, juntos, escrever um novo capítulo na história deste município, um capítulo de crescimento, desenvolvimento e verdadeira representatividade”, comenta Rudilene.

Já o PT confirmou a pré-candidatura da ex-prefeita Lucimar Nascimento para o cargo majoritário. “Recebi um chamado do presidente Lula para ser pré-candidata à prefeita, para retornar à gestão do município. Tivemos 43% de votação para o presidente Lula no segundo turno, aqui; então, o nosso otimismo é muito grande”, afirma Lucimar, que terá apoio dos partidos da federação formada pelo PT, PCdoB e PV.

Lucimar Nascimento: “Recebi um chamado do presidente Lula para ser pré-candidata à prefeita, para retornar à gestão do município” (Foto: Divulgação)

Cenário favorável

Em Luziânia, as últimas pesquisas divulgadas mostram um cenário favorável à reeleição do prefeito do município, Diego Sorgatto (UB), que conta, ainda, com o apoio de 10 partidos, do governador Ronaldo Caiado, do deputado federal Célio Silveira (MDB) e do deputado estadual Wilde Cambão (PSD).

Entre os destaques da sua gestão estão o programa “Opera Luziânia”, que realizou mais de 20 mil cirurgias. Soma-se a ele, a sua “menina dos olhos”, o “Tarifa Zero”, que oferece transporte gratuito à população em linhas que circulam dentro do município.

Nesta disputa, outros dois nomes se destacam como pré-candidatos: o do vereador Waltinho (PL) e da vice-prefeita de Luziânia, Ana Lúcia (PSDB). Segundo fonte ouvida por este jornal, que não quis se identificar, “existe a possibilidade de Ana e o candidato do PL se unirem, e ele compor a chapa como vice”.

Leia também:

Pré-candidatos à prefeitura de Cidade Ocidental oficializam suas candidaturas