Às vésperas das convenções partidárias, o candidato do União Brasil em Luziânia, Diego Sorgatto, cresce nas pesquisas, amplia a diferença e se consolida para ser reeleito prefeito nas eleições de outubro. Na pesquisa Fortiori, divulgada nesta quarta-feira, Diego chega a 56,5% das intenções de voto, contra 22,7% da segunda colocada, a ex-vereadora Ana Lúcia, do PSDB. Essa é a maior diferença alcançada por Diego nas pesquisas já divulgadas.

Sorgatto também lidera com folga os outros dois cenários testados pela pesquisa, em que são colocados nomes de outros possíveis pré-candidatos. No cenário onde consta o nome do vereador Waltinho, Diego lidera com 54,9% dos votos, contra 21,1% de Ana Lúcia e apenas 4,8% do vereador, que é do PL.

Um terceiro cenário leva em conta também a possibilidade das candidaturas de Eliel Junior e Cristóvão Tormin (PRD), mas a situação não se altera. Diego se mantém firme na liderança, com 52,4% das intenções de voto, seguido por Ana Lúcia (17,8%), Cristóvão (6,8%), Waltinho (3,6%) e o lanterna Eliel, com apenas 2,9% das intenções de voto.

O favoritismo de Diego se confirma na variável que mede a rejeição dos pré-candidatos. O pré-candidato mais rejeitado é Tormin, com 24,1% de quem diz não votar de jeito nenhum. Diego tem apenas 13,4% de rejeição.

Diego Sorgatto com o vice-governador Daniel Vilela e o governador Ronaldo Caiado (Foto: Divulgação)

Além de liderar as intenções de voto, Diego é pré-candidato que reúne as mais fortes lideranças políticas da cidade e do estado. Ele tem o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e de mais 10 partidos. Ana Lúcia, a segunda colocada, aposta no apoio do ex-governador Marconi Perillo para tentar reagir.

A pesquisa Fortiori foi realizada entre os dias 11 e 13 de junho deste ano e ouviu 800 pessoas em Luziânia. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa, contratada pela Rádio Supra, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número GO – 08581/2024.

Gestão Diego tem aprovação de 66,4%

A boa performance do prefeito Diego Sorgatto se explica pela ótima aprovação alcançada pela sua gestão em Luziânia. Nada menos que 66,4% dos eleitores dizem aprovar a administração de Diego Sorgatto, contra apenas 20,1% que dizem desaprovar. 12,6% ficaram no meio termo e 0,9% não souberam ou não quiseram responder.

O projeto Tarifa Zero é uma das conquistas da gestão do atual prefeito de Luziânia (Foto: Divulgação)

A boa aprovação se dá pelas ações da prefeitura, especialmente na saúde, asfalto, obras, além do transporte Tarifa Zero. A boa aprovação se dá tanto na região de Luziânia, quanto no Jardim Ingá.

A mesma pesquisa mostra que o governador Ronaldo Caiado, principal apoiador de Diego Sorgatto, tem uma aprovação também extremamente positiva. Exatos 89,2% dizem aprovar a gestão de Caiado, contra apenas 3,5% que dizem desaprovar.

O mesmo cenário de aprovação de Diego e Caiado não se repete com o presidente Lula, cuja desaprovação se sobrepõe à aprovação. O presidente do PT é desaprovado por 52,5% e aprovado por um percentual menor, de 36,7%.

Confira os dados da pesquisa Fortiori:

Leia também:

O jovem veterano Diego Sorgatto é favoritíssimo à reeleição em Luziânia