Candidato a vereador, o Professor Valdson José (PP), de Formosa, acredita que é preciso reformar e modernizar as escolas do município, formar e valorizar professores, incentivar a leitura, melhorar a Biblioteca Municipal e os equipamentos tecnológicos, assim como oferecer transporte escolar de qualidade e programas de alimentação escolar. “Precisamos de mais acessibilidade nas unidades escolares, de um atendimento especializado para as pessoas portadoras de necessidades especiais (PCDs), da implementação de políticas de valorização e humanização dos profissionais da educação, da adequação do plano de cargos e salários dos profissionais, implementação do processo de remanejamento dos professores e também de incentivo à formação profissional, com afastamento remunerado para estudos”, enumera o professor, que quer, ainda, consolidar a plataforma de EAD gratuita www.educagoias.com, criada por ele para ser um instrumento de formação e qualificação para professores.

Valdson ressalta que as pautas educacionais terão prioridade máxima, caso conquiste um mandato como parlamentar. “Nosso objetivo é oferecer uma educação de qualidade a todos. Nossa luta é em defesa dos direitos dos alunos e de todos os profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Pois sou professor, piso diariamente no chão da escola e conheço a realidade da sala de aula”, frisa.

Profissão transformadora

Na corrida por uma vaga na Câmara Municipal de Novo Gama, o Professor Paulo Márcio (PL) leciona há mais de uma década. Nos últimos anos, exerceu a função de supervisor de Ensino Médio, já foi coordenador e define sua profissão como “transformadora”.

Entre as suas propostas estão o fortalecimento do processo de alfabetização em colaboração com o estado, por meio do projeto Alfa Mais, e reforço escolar. “Em nosso município já foram feitas muitas mudanças positivas na educação. Entretanto, ainda precisamos caminhar muito e uma das principais demandas da população é em relação à criação de mais escolas em tempo integral e creches”, avalia Paulo, que deseja, ainda, atuar em prol da valorização do professor e pela criação do auxílio formação continuada. “O objetivo é que os profissionais da educação se qualifiquem cada vez mais para lidar com metodologias ativas, alunos com transtornos e demais situações pedagógicas”, destaca. “Vou também lutar para a contratação de mais monitores que possam auxiliar os professores, principalmente na fase de alfabetização”, divulga.

Paulo Márcio, candidato a vereador em Novo Gama: “Pretendo ser um legítimo representante da educação no município” (Foto: Divulgação)

O docente e candidato a vereador promete ainda, se eleito, buscar emendas para a aquisição de laboratórios móveis para as unidades escolares, com o intuito de implementar aulas de programação e navegação responsável na Internet. “Pretendo ser um legítimo representante da educação no município, lutar pelo avanço do nosso IDEB, lutar pela valorização dos nossos profissionais da educação, pelo chamamento de todos os aprovados no último concurso e estar sempre disponível para atender às demandas educacionais do município”, afirma.

Paulo diz que, como sempre foi morador de Novo Gama e com experiência como professor, conhece bem a realidade da cidade. Para ele, a educação está atrelada à inclusão social, ao esporte e à saúde mental. “A educação é o que sou e vivo. Em relação à inclusão, eu tenho uma irmã surda e passamos por muita dificuldade juntos. Então, quero lutar para que outras famílias tenham mais oportunidades. Sabemos o quanto ainda temos que avançar no cuidado com as famílias atípicas no município”, observa. “O esporte é uma das chaves de mudança para nossa juventude, que carece de ter algo para se prender e não cair no mundo das drogas e marginalidade. Eu joguei futsal pela federação goiana no time do município, na época, e isso ajudou muito a fortalecer meu caráter e personalidade e me tirou das ruas no tempo ocioso”, recorda.

Valorização dos professores

Professora Lucimar, candidata a prefeita em Valparaíso: valorização e formação continuada dos profissionais da educação (Foto: Divulgação)

Candidata a prefeita de Valparaíso de Goiás, Lucimar Nascimento, cujo nome de campanha é “Professora Lucimar” (PT), já tem experiência prévia na cadeira do Executivo municipal, tendo governado o município de 2013 a 2016. Desta vez, como fez na primeira gestão, ela propõe realizar concurso público para novos profissionais da educação, além de abrir mais creches e salas de aula para que nenhuma criança e adolescente fique fora da escola.

Ela defende, ainda, a formação continuada para todos os profissionais, melhoria das condições de trabalho e revisão dos planos de carreira. “Nossos professores e demais profissionais serão valorizados, reconhecidos e ouvidos em suas demandas, e ajudarão a decidir os rumos da educação no município”, garante.

A educação em tempo integral também é uma bandeira de campanha de Lucimar para Valparaíso, assim como a melhoria da alimentação escolar, com valorização de produtos locais da agricultura familiar e a exigência permanente de uniforme escolar, distribuído gratuitamente. “Busco a democratização da gestão escolar, fortalecendo os conselhos escolares e envolvendo a comunidade nas atividades escolares, inclusive abrindo as escolas aos finais de semana para atividades culturais e esportivas”, conclui.

Apoio psicológico e social

Professora Edna, candidata a vereadora em Luziânia: programa de apoio psicológico e social para profissionais e alunos (Foto: Divulgação)

Em Luziânia, Edna Santos, a “Professora Edna” (UB), é candidata a vereadora e propõe a criação de um centro de línguas destinado aos alunos da escola pública, a elaboração de um plano municipal de políticas públicas voltado às crianças portadoras de necessidades especiais e a criação de um centro de atendimento de terapia ocupacional para os portadores de transtorno do espectro autista (TEA). “Também defendo o programa de apoio psicológico e social dos trabalhadores da educação estendido aos alunos, além da valorização dos profissionais, do apoio ao ensino integral e busca de investimentos para ampliar a tecnologia escolar/educacional”, enumera.

Com larga experiência na área educacional, Edna planeja várias medidas para a valorização da categoria, caso chegue à Câmara Municipal de Luziânia, como propor e participar da revisão do estatuto do magistério, do plano de cargos e salários, e do estatuto dos trabalhadores administrativos. “Quero, ainda, promover parcerias com instituições de ensino superior e desenvolver projetos voltados para educação ambiental”, detalha.

Leia também:

Prefeituras do Entorno garantem reajuste salarial aos servidores da educação