Criado pela Diretoria de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o programa “Deputados Aqui” chegou à sua terceira edição, sendo a segunda em um município do Entorno. No último sábado (25), quem recebeu a ação foi a Escola do Futuro de Goiás (EFG) Paulo Renato de Souza, em Valparaíso de Goiás, graças a uma iniciativa da deputada estadual Dra. Zeli Fritsche (UB).

O programa é uma versão repaginada do antigo “Alego Ativa”, que passou por vários municípios goianos, inclusive alguns do Entorno do DF, como Novo Gama e Luziânia.

Seu objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social oferecendo vários serviços gratuitos, como atendimento oftalmológico e odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia, emissão de documentos, orientação jurídica da Defensoria Pública de Goiás, cortes de cabelo e até campanha de imunização antirrábica para gatos e cachorros.

Neste sábado, o público se beneficiou também de cursos profissionalizantes ministrados pela Escola do Legislativo. Entre as capacitações oferecidas estavam a de atendimento ao público, líder coach, tranças afro, introdução à robótica com Lego e Poder Legislativo Municipal – Competência, Ritos e Desafios.

Conectando cidadãos e políticos

Segundo Zeli Fritsche, representante de Valparaíso na Alego, há muita gente que precisa desse tipo de programa na região. “Qualquer serviço e atendimento contribui na vida dessa população; os moradores ganham”, ressaltou a parlamentar, durante o evento. “Estamos aqui para atender o povo de Valparaíso”.

Já a deputada federal Lêda Borges (PSDB), que representa o município na Câmara dos Deputados e pôde conferir de perto o projeto, disse que tais ações ajudam a conectar a população aos parlamentares. “Esse movimento na região do Entorno é fundamental para aproximar o cidadão da Alego”, afirmou.

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), por sua vez, lembra que a cidade tem muitas demandas, principalmente na área social. “Precisamos dar essa oportunidade à comunidade”, destacou.

Próxima edição no ano que vem

O diretor de Participação Popular da Alego, Max Menezes, estima que cerca de 3 mil pessoas tenham sido atendidas em Valparaíso e anuncia a próxima edição para fevereiro de 2024. “Queremos ampliar o número de pessoas beneficiadas pelo projeto, levando serviços a toda a população”, conclui.