Grandes obras de infraestrutura avançam nos municípios do Entorno
06 março 2024 às 13h21
COMPARTILHAR
De perfil técnico, o engenheiro civil Lucas Vissotto está na presidência da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) desde 2022, levando consigo a experiência de servidor de carreira no Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Em sua gestão, o Entorno tem recebido atenção especial, principalmente em obras de pavimentação e recapeamento, com impactos diretos no desenvolvimento econômico da região.
Um exemplo é a pavimentação asfáltica da GO-309, que vai de Cristalina, polo agrícola da região, até a divisa de Minas Gerais, devendo ser executada após o período de chuvas. Já o projeto de pavimentação da GO-591, conectando Cabeceiras, no Entorno do Distrito Federal, à divisa com Minas Gerais, encontra-se em andamento e deve ser concluído até o final do semestre.
Outro destaque na atuação da Goinfra é o programa Goiás em Movimento – Eixo Pontes, que tem o objetivo de substituir aproximadamente 5 mil pontes de madeira em todo estado, incluindo aquelas nos municípios adjacentes ao Distrito Federal.
Nesta entrevista ao Jornal Opção Entorno, Vissotto fala sobre os investimentos em infraestrutura no Entorno e destaca o impacto positivo de obras realizadas nas rodovias goianas, trazendo mais segurança, trafegabilidade e acessibilidade.
Paulo Henrique Magdalena – Como está o andamento da obra de pavimentação da GO-309?
Lucas Vissotto – Foi assinada a ordem de serviço e, assim que o período chuvoso finalizar, as equipes da Goinfra vão iniciar as obras de terraplanagem.
Paulo Henrique Magdalena – Quanto a Goinfra está investindo em obras de infraestrutura e recapeamento no Entorno do DF e quais deverão ser entregues ainda neste ano?
Lucas Vissotto – Com relação ao programa Goiás em Movimento, que abrange o recapeamento dos municípios de todo o estado, depende da qualidade e tempestividade das informações entregues pelas próprias prefeituras, após fechamento de convênio.
Paulo Henrique Magdalena – A pavimentação da GO-591, no trecho entre Cabeceiras, município da Ride, e a divisa com Minas Gerais, trará quais impactos para o nordeste goiano e a produção agrícola?
Lucas Vissotto – As obras vão promover melhores condições de trafegabilidade na interligação entre os estados e na rota de escoamento das produções advindas do agronegócio.
Paulo Henrique Magdalena – Quais são os principais critérios ou prioridades consideradas na seleção das obras e projetos a serem financiados pelo governo estadual na região da Ride?
Lucas Vissotto – De forma igualitária, considerando a qualidade e a tempestividade das informações cedidas pelos municípios.
Paulo Henrique Magdalena – No final de fevereiro, o governo de Goiás, por meio da Goinfra, lançou o programa “Goiás em Movimento – Eixo Pontes”. Quais cidades da Ride devem ser impactadas com a substituição de pontes de madeira pelas de concreto e quanto está sendo investido?
Lucas Vissotto – Todos os municípios do Estado de Goiás. Estão sendo investidos cerca de R$ 250 milhões.
Paulo Henrique Magdalena – Como foi a interlocução do deputado estadual Wilde Cambão (PSD) junto à Goinfra, para viabilizar investimentos para o Entorno?
Lucas Vissotto – Como líder de governo, o deputado foi fundamental para viabilizar a realização dos programas, sempre colocando em pauta as cidades do Entorno.
Paulo Henrique Magdalena – Quais são os impactos esperados desses investimentos em termos de infraestrutura, desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida dos moradores da região?
Lucas Vissotto – Mais segurança, trafegabilidade e acessibilidade.
Paulo Henrique Magdalena – Há planos para futuros investimentos adicionais ou expansão desses programas de infraestrutura nos municípios do Entorno?
Lucas Vissotto – Sim. Os programas foram desenvolvidos pelo governador Ronaldo Caiado, com uma visão municipalista, e têm caráter perene, sendo lançados todos os anos em suas fases subsequentes, conforme determinação do governador.
Paulo Henrique Magdalena – Como o governo estadual está envolvendo as comunidades locais e as prefeituras na implementação e acompanhamento desses projetos de infraestrutura?
Lucas Vissotto – Os programas lançados têm como principal objetivo as rotas escolares e a produção agropecuária. Serão executados em convênio com os municípios, de acordo com a definição de prioridades das prefeituras. Por meio do convênio assinado e celebrado com a Goinfra, os programas serão realizados conforme a determinação do governador Ronaldo Caiado.