Wilde Cambão: um forte interlocutor de prefeitos e lideranças do Entorno junto ao governo estadual

13 fevereiro 2025 às 12h41

COMPARTILHAR
Um dos parlamentares mais atuantes na Alego, Wilde Cambão construiu uma trajetória sólida como um importante representante do Entorno na Casa Legislativa, a ponto de ser considerado o “Campeão de Emendas” da região. Porém, o deputado não limita seu trabalho aos municípios próximos ou limítrofes ao Distrito Federal. Com sua habilidade como articulador, ele também tem ajudado a conseguir recursos para cidades do Vale do São Patrício, do extremo sudoeste goiano, da Chapada dos Veadeiros, entre outras regiões, visando o atendimento a demandas em áreas como segurança pública, saúde, educação e infraestrutura.
Neste dia (13) em que celebra seus 58 anos, Wilde Cambão, que também é segundo secretário na Mesa Diretora da Alego, diz que faz questão de continuar a honrar os mais de 29 mil votos obtidos para a conquista de seu segundo mandato como parlamentar. Segundo o deputado, se for a vontade da população, ele deverá se candidatar novamente em 2026.
Quanto à disputa para o Governo de Goiás, o deputado acredita que as lideranças do Entorno têm credenciais de sobra para compor a chapa majoritária com o atual vice-governador Daniel Vilela (MDB), considerado o favorito para suceder Ronaldo Caiado (UB) na chefia do Executivo estadual.
Nesta entrevista ao Jornal Opção Entorno, Cambão fala sobre o potencial do Entorno nas próximas eleições e detalha conquistas de seu trabalho como parlamentar.

Luciana Amaral – O senhor costuma se reunir com várias lideranças do Entorno, que buscam recursos para os seus municípios por meio de sua atuação parlamentar. Quais as principais demandas apresentadas nessa região?
Wilde Cambão – Os municípios brasileiros e goianos passam por uma situação de escassez de recursos e no Entorno não é diferente, principalmente por se tratar de uma região esquecida por muitos anos, seja pelos governos estaduais do passado e também pela capital federal. Então, por ser um deputado municipalista, que dialoga permanentemente com prefeitos, vereadores e lideranças locais, e que tem suas raízes políticas na região, sou muito procurado, em busca de emendas parlamentares e recursos, e também para atuar como interlocutor desses municípios junto ao Governo do Estado. Em geral são demandas diversas, em conformidade com as necessidades de cada município, mas principalmente relacionadas às áreas social, de segurança pública, educação e infraestrutura.
Luciana Amaral – O senhor é conhecido por ser um deputado muito atuante no Entorno, mas também vem atendendo outras regiões, como o Vale do São Patrício. Poderia citar alguns dos benefícios conquistados pelo seu trabalho de interlocução das demandas de prefeitos e vereadores junto ao Governo do Estado?
Wilde Cambão – Temos trabalhado com muito afinco nessa interlocução das prefeituras com o Governo de Goiás. E nossas demandas sempre contaram e contam com atenção das equipes de governo, em especial de todo o secretariado. Atuamos, por exemplo, junto à Secretaria de Estado da Saúde, para que o programa de cirurgias eletivas fosse levado a municípios atendidos por nós. Com isso, muitos pacientes que há anos esperavam por procedimentos cirúrgicos já foram atendidos.
Outra frente que contou com nossa interlocução foram investimentos destinados à construção ou revitalização de rodovias de grande importância para o Entorno e para o estado. Foram décadas de espera por obras que vão desafogar o trânsito entre cidades goianas próximas à capital federal e primordiais para o escoamento da produção.
Podemos citar aqui a construção da GO-309, já em andamento com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), e que vai proporcionar um salto de desenvolvimento enorme ao município de Cristalina. A rodovia, que passa pelo Chapéu do Sol, ponto turístico de grande relevância, vai incrementar o turismo local e facilitar o escoamento da produção. Certamente uma obra de grande importância para a região e produtores rurais.

Outro empreendimento de grande relevância, viabilizado por força do nosso mandato, e que já conta com projeto e em breve será iniciado, são as obras de pavimentação dos trechos da GO-425 (Barraca da Serra), entre Novo Gama e Luziânia, até a BR-060, e da BR-060 até Santo Antônio do Descoberto. Juntos, os projetos de pavimentação asfáltica das duas GOs somam recursos da ordem de R$ 200 milhões.
E mais: conseguimos junto ao Executivo estadual o envio de serviços como patrulha mecânica para melhorias de vias municipais na zona rural, construção de pontes, parceria para revitalização de vias urbanas, aumento da oferta de água tratada e saneamento, entre outros serviços essenciais à população.
Por fim, vale ressaltar que, atualmente, nosso mandato atende municípios além do Entorno e Vale do São Patrício. Podemos citar aqui a região em que está situado o município de Jussara, Aparecida do Rio Doce, Itarumã e extremo sudoeste goiano. Também Novo Planalto, no norte do estado, e São João d’Aliança, na região da Chapada do Veadeiros, entre outros.

Luciana Amaral – Um de seus principais projetos, que virou lei, diz respeito ao uso de tornozeleiras eletrônicas de monitoramento com geolocalização e mecanismo de alerta para avisar mulheres vítimas de violência doméstica. Já são perceptíveis os resultados trazidos por essa medida?
Wilde Cambão – Esta é uma questão social importantíssima e que preocupa toda a população brasileira. E nosso objetivo ao propor e aprovar a lei foi de aumentar os mecanismos de defesa e proteção dessas mulheres. Isso porque pesquisas recentes apontam que um terço das mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida. Sem contar violência psicológica, coação tendo os filhos como desculpa e inúmeros outros tipos de agressões.
Quanto aos resultados, cabe à Secretaria de Estado de Segurança Pública a guarda e controle dos dados referentes aos efeitos da lei. Mas esperamos que todo o arcabouço legal já existente e outros instrumentos que porventura venham a ser aprovados garantam a segurança dessas mulheres.
Ainda em relação ao tema, preciso reafirmar nosso compromisso com a segurança pública no Entorno. Por meio de recursos vultuosos já destinados aos municípios, a população já vive uma realidade diferente de outrora. Somados aos investimentos do Governo de Goiás, os resultados confirmam quedas significativas nos índices de criminalidade.
Segurança pública, saúde e educação são áreas sensíveis, fundamentais e prioritárias para nosso mandato. E é com destinação de recursos nessas áreas que seguimos mudando a realidade dos municípios parceiros e melhorando cada vez mais a vida das pessoas que ali vivem.
Luciana Amaral – Em relação ao pleito de 2026, quais as suas pretensões eleitorais? Pretende se candidatar novamente a deputado estadual?
Wilde Cambão – Nosso gabinete está sempre aberto e nossas equipes buscam diariamente soluções para as demandas que nos são apresentadas. E trabalhamos muito para honrar os votos que tive e de todos que confiam no nosso mandato. A reeleição ou qualquer outra pretensão futura dependem da nossa trajetória e dos resultados do nosso trabalho. E se esse for o entendimento da população, estaremos prontos para a reeleição. A boa política de fazer o bem, de ajudar, de melhorar a vida da população está no meu DNA e não posso desmerecer essa missão que me foi presenteada pelos milhares de eleitores do Entorno e de outras cidades que já conquistamos nesses dois mandatos.

Luciana Amaral – O senhor acredita que haverá boas chances de um político do Entorno compor a chapa majoritária com Daniel Vilela em 2026?
Wilde Cambão – Todos nós, lideranças políticas do Entorno, acreditamos que nossa região tem todas as credenciais para estar na chapa majoritária da base governista. Temos bons nomes que poderiam figurar no cargo de vice e, além disso, exceto a região metropolitana de Goiânia, as 10 cidades que fazem fronteira com o Distrito Federal reúnem, aproximadamente, 600 mil eleitores, um número significativo e que deve ser observado nas próximas eleições.
Nenhuma outra região é mais orgânica do que o Entorno, sem contar a Ride que, somada, alcança algo próximo de 1,5 milhão de eleitores. Junto a esses números, é notório que nos últimos anos nossa região passou a figurar num cenário de importância política nunca visto na história de Goiás.
O volume de recursos e boa administração por parte dos gestores municipais resultaram em um salto de desenvolvimento, o que melhorou significativamente a vida das pessoas e elevou o grau de importância política desses municípios. Nesse sentido, cabe aqui enfatizar o olhar sensível do governador Ronaldo Caiado em relação à nossa região. A história mostra que nenhum outro governante priorizou tanto o Entorno. Prova disso é o reconhecimento por parte da população, fundamental para a sua reeleição. Em todos os municípios do Entorno, ele obteve votação superior a 70%.
Juntos, esses fatores credenciam o Entorno para figurar, sim, na chapa majoritária das eleições de 2026, mas não podemos nos esquecer que existem outros. Cabe a nós, porém, torcer por mais esta conquista.
Leia também: