Um dos empreendimentos que se destacam no cenário turístico atual é o Calliandra Experiência Rural, comandado pela chef Adriana Carvalho. O espaço oferece uma proposta diferenciada, ao unir gastronomia inspirada na culinária italiana e portuguesa com ingredientes típicos do Cerrado, harmonizando com vinhos goianos e nacionais. Segundo Adriana, o turismo enogastronômico tem sido uma das principais atrações do local.

“Nossa experiência mais procurada é justamente essa vivência no campo aliada à gastronomia. Oferecemos aos visitantes um cafezinho de boas-vindas com quitutes goianos, sucos de frutas da estação e pratos que priorizam o uso de ingredientes produzidos na propriedade”, explicou a chef. Além disso, os turistas podem desfrutar de caminhadas pelos vinhedos, explorando de perto a cultura da vitivinicultura na região.

Valorização da produção local

Um dos diferenciais do Calliandra é obter itens alimentícios de qualidade produzidos por pessoas da região, fortalecendo a economia local. Adriana destaca a importância dessas parcerias para o sucesso do empreendimento.

Adriana Carvalho: “Nossa experiência mais procurada é justamente essa vivência no campo aliada à gastronomia”

“Fazemos questão de comprar hortaliças, queijos e doces de produtores locais. Isso cria uma relação de fidelidade e compromisso, além de garantir que oferecemos sempre produtos frescos e de qualidade aos nossos clientes. Claro que há desafios sazonais, mas buscamos soluções para manter essa rede de apoio aos pequenos produtores”, afirmou.

Desafios do enoturismo

A trajetória de Adriana no enoturismo começou em 2014, de forma tímida, mas sempre com a proposta de bem receber e oferecer experiências memoráveis. Hoje, ela vê um grande crescimento no setor, mas também constata algumas dificuldades para consolidar Goiás como um polo do turismo do vinho.

Consolidar Gocalzinho como um polo do turismo do vinho está entre os planos da Calliandra Experiência Rural

“O enoturismo, o turismo de experiência e o gastronômico estão despertando cada vez mais o interesse de empresários, que têm investido pesado na área. Mas há desafios como a falta de mão de obra qualificada, a necessidade de melhorias na infraestrutura, sinalização de estradas e rodovias, além das dificuldades climáticas no cultivo da uva. Se os empresários do setor se unirem, podemos fortalecer essa cadeia produtiva e tornar o destino uma referência no turismo do vinho”, enfatizou.

Atrativos turísticos

Para quem deseja explorar Cocalzinho de Goiás, além do Calliandra, a região oferece uma série de atrativos turísticos. As belezas naturais, como grutas, cachoeiras e trilhas, são um convite ao ecoturismo. O município também abriga queijarias renomadas, como a Coqueiral, Ribeiro Tomaz e Pé da Serra, além dos Vinhedos Girassol e da Villa Serra, que encantam os visitantes com a produção de vinhos e queijos artesanais.

Leia também:

Produtor de vinhos de Cocalzinho, na RME, recebe visita da vice-ministra de Comércio Exterior e do embaixador do Chile