A 4ª Feira Nacional da Uva e do Vinho é uma realização da Associação Cresce-DF, com fomento das Secretarias de Turismo e de Cultura e Economia Criativa do DF, e do Ministério da Agricultura e Pecuária. São apoiadores a Emater e a Administração Regional de Planaltina.

Localizada no Parque de Exposições de Planaltina, a feira dispõe de cinco salões, uma arena de espetáculos e um espaço dedicado a grandes shows, incluindo Zezé Di Camargo, Pedro Paulo & Matheus, Amanda Amaral e Zé Mulato e Cassiano. Serão utilizados três palcos: Gastronomia, Costelão e Arena Uva Music.

O público poderá conferir as atividades, degustações de vinhos e os produtos dos expositores nos seguintes espaços temáticos: Salão de Exposições Empório da Uva e do Vinho, o Salão do Produtor, o Salão do Artesanato e Mult Coisas, o Salão das Flores e a Fazendinha.

Incentivo à viticultura

Em 2023, a produção anual de uvas atingiu 2,7 mil toneladas. No DF e nos municípios do Entorno, destacam-se as cepas Syrah, Tempranillo, Barbera, Cabernet Franc, Malbec e Niagara Rosada, com alguns produtores investindo na BRS Vitória.

Produção de uvas no Distrito Federal. Foto: Agência Brasília (Paulo Carvalho)

O clima e o terroir do Cerrado favorecem uma produção de excelência, com invernos de dias quentes, noites frias e sem chuvas, resultando em uvas mais doces do que as da Região Sul, segundo a Emater-DF.

Acompanhe a programação completa da 4ª Feira Nacional da Uva e do Vinho no Instagram oficial: https://www.instagram.com/feiradauvadebrasilia. A entrada é a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Leia também:

Expovitis Brasil reunirá produtores de vinho de todas as regiões do país no PAD-DF

Vinhos produzidos no Cerrado e Entorno são destaque do Wine Jazz Piri