Logo mais, das 15h às 19h, o Pinto Caipira realizará seu primeiro ensaio carnavalesco aberto no quintal da casa de sua fundadora, Áurea Lúcia Maia Queiroz, mais conhecida como Lú, em Olhos d’Água. Este ano, o bloco prestará uma homenagem especial à sua cofundadora, Silena Farias, carinhosamente chamada de “Dona Silena”, falecida no mês passado, vítima de um AVC.

Criado em 2012, o Pinto Caipira surgiu de forma espontânea, com muito improviso e criatividade, e com outra denominação, segundo relata Lú. “Olhos d’Água não tinha carnaval até 21 anos atrás. Se um marciano chegasse aqui naquela época, passaria quatro dias sem ouvir uma nota musical”, relembra. “Até que um grupo de pernambucanos e cariocas que moravam na região, sem poder viajar para suas terras, resolveram improvisar uma festa para aliviar a saudade. Assim surgiu o Bloco das Piranhas, que animava o domingo de carnaval”.

Anos depois, o Bloco das Piranhas, pioneiro no Distrito e ativo até hoje, inspirou a criação do Pinto Caipira. “No sétimo ano em que eles saíram, coincidiu de eu estar lá no domingo de carnaval. Fui com um amigo, que tinha a mesma vibe, para curtir o Bloco das Piranhas. Não sei o que eles fizeram antes, mas, quando chegamos, acho que já estava terminando. Eles já tinham descido do salto e estavam apenas brincando em volta de um Fusca com o rádio ligado, sem música de carnaval. Foi então que meu amigo sugeriu que criássemos outro bloco. Respondi que poderia ser no ano seguinte, mas ele disse que queria para aquele carnaval mesmo. Perguntei se a fórmula para criar um bloco de um dia para o outro era mágica ou científica, e ele respondeu: ‘É conceitual”, detalha Lú.

Desde então, o grupo carnavalesco se reúne anualmente nessa época, sempre com uma nova música temática, abordando questões políticas, ambientais ou sociais. Desta vez, a emoção será ainda maior, com a homenagem à Dona Silena. “Em vez de uma marcha ou frevo, vamos brincar uma ciranda para celebrar a memória da nossa amiga. Ela não estará fisicamente, mas quem faz arte, nunca parte. Ela segue viva em nossa cultura e no nosso coração”, declara.

Aberto ao público

O desfile oficial do Pinto Caipira vai ocorrer na terça de Carnaval (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, o bloco fará um ensaio geral antes do desfile. O encontro será aberto ao público e qualquer um pode participar, seja no ensaio ou no dia do desfile. “Nosso carnaval tem esse sabor de liberdade. São blocos pequenos, a comunidade é unida, tudo é seguro e divertido. Se alguém chegar de repente e quiser brincar, é só se juntar e entrar na folia. Não paga nada, é só chegar”, anuncia.

O desfile oficial do Bloco Pinto Caipira acontece na terça-feira de carnaval (4/03), com concentração a partir das 13h no mesmo local do ensaio e saída às 16h. A expectativa para este ano é alta, especialmente porque, segundo Lú, a prefeitura está oferecendo mais apoio ao evento, garantindo estrutura como palco, som, segurança e banheiros químicos. “Desta vez, excepcionalmente, parece que as autoridades municipais deram uma ‘evoluída’. Antes a gente se virava para ter estrutura, agora a prefeitura conseguiu um recurso de emenda parlamentar e vai garantir algumas coisas essenciais. Isso mostra que nosso carnaval está crescendo a cada ano”, comemora.

Pirenópolis recebe cortejo com oito blocos

Bloco Zazaricando (Foto: Reprodução/Instagram)

Na cidade histórica de Pirenópolis acontece o Grito de Carnaval, o esquenta oficial da folia, com um grande desfile de blocos carnavalescos no dia de hoje (22). O evento contará com oito grupos que percorrerão as ruas do Centro Histórico, enchendo a cidade de cores e ritmos.

A concentração será no Zazá Café, na Rua do Bonfim, que ficará fechada para a circulação de veículos das 15h às 16h. Depois, os blocos vão descer pela Rua Aurora, que será também bloqueada temporariamente até às 20h30, e seguirão até a Cervejaria Santa Dica.

No local, vão animar o pré-carnaval os seguintes grupos:

17h – Pequi Sonoro

17h20 – Zazaricando

17h40 – Catulé

18h – Aláfia

18h20 – Tilapatur

18h40 – Ipadê Maracatu

19h – Zé Pereira

19h20 – Santa Dica

Jardim Ingá entra no clima de Carnaval

Também neste sábado, o distrito do Jardim Ingá será palco do esquenta do Pré-Carnaval de Luziânia, promovido pela Tríade Cultural.

O evento, com entrada gratuita, contará com blocos carnavalescos, fanfarra e convidados especiais. A folia começa às 18h, no Quiosque Sabor Mineiro.

É tempo de festa na Orla do Lago Jacob

Os foliões de Cidade Ocidental também já preparam suas fantasias e esquentam os tamborins e atabaques para o Grito de Carnaval logo mais, às 19h, na Orla do Lago Jacob, tradicional ponto de festividades no município. Confira a programação:

19h – Banda Raízes Africanas

20h – Oficina de afoxé com o grupo percussivo Yorubaque

21h – Bloco Vai-Quem-Quer (VQQ)

22h – Bloco Pequi Arretado

Leia também:

A folia de Momo vai agitar o Entorno do DF de norte a sul