O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria do Entorno (SEDF-GO), firmou parceria com o Ministério das Cidades para investimentos em obras de infraestrutura em 11 municípios da região do Entorno, incluindo três cidades turísticas. Os recursos serão destinados pelo programa de Recuperação de Infraestrutura para Mobilidade Urbana (InfraMob) para a pavimentação e manutenção de ruas e avenidas estabelecidas pelas prefeituras, com a finalidade de melhorar o tráfego de veículos e de pedestres, e incentivar o uso de meios de transporte alternativos, como bicicletas.

O titular da Seinfra, Pedro Sales, conversou com o Jornal Opção Entorno sobre o programa e destacou a melhoria na mobilidade e qualidade de vida. “Com o InfraMob, nós estamos direcionando para cada município até 10 quilômetros ou 70 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico, drenagem superficial e sinalização. Estamos na fase final de celebração dos convênios com as prefeituras, e cada uma indicou as ruas que devem receber as obras. Vamos recuperar ruas e avenidas na porta da casa dos moradores, dos comércios e das escolas, garantindo mais mobilidade e qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário.

Pedro Sales: “Estamos na fase final de celebração dos convênios com as prefeituras e cada uma indicou as ruas que devem receber as obras”

Sales reforçou que a intenção é atender todos os pontos críticos com o recapeamento asfáltico. “As prefeituras precisam investir em saúde, educação e em outras áreas fundamentais para o bem-estar da população. Então, a gente sabe da dificuldade dos municípios goianos para implementar projetos que melhorem as vias urbanas e poder contar com um apoio deste porte na infraestrutura faz uma grande diferença”.

Convênios com as prefeituras 

Sobre a previsão para o início das obras, o secretário informou que já está em andamento a celebração de convênios com as prefeituras. “O próximo passo é a licitação dos projetos executivos de engenharia, elaboração e aprovação, o que deve ser executado até o final do segundo semestre”. Ainda, de acordo com ele, todo o processo licitatório dos projetos executivos, de contratação e acompanhamento das obras, além da prestação de contas à União, será de responsabilidade da Seinfra, garantindo transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos.

Sales complementou: “Com os projetos em mãos, vamos contratar as obras e iniciar a execução das intervenções, que vão melhorar diretamente a qualidade de vida dos moradores dessas regiões. A previsão é lançar os editais nos próximos meses, para iniciar a execução dos projetos a partir do segundo semestre”.

Caroline Fleury: “Ajudamos a garantir os investimentos para a região do Entorno”

Vale destacar que a secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, foi uma das articuladoras para a efetivação do convênio junto ao Ministério das Cidades. “Ajudamos a garantir os investimentos para a região do Entorno. Agora, a Seinfra está à frente, assegurando a realização das obras em um prazo impressionante. Isso representa uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores do Entorno. Tudo isso evidencia o empenho do governador Ronaldo Caiado em relação à região”, pontua Fleury.

O que dizem os prefeitos

Em Novo Gama, o programa InfraMob vai recuperar cerca de 3 km de pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical da Avenida Haidê do Espírito Santo Cerqueira. “A falta de manutenção da malha asfáltica pode levar a problemas sérios, como buracos, desgaste e deterioração das ruas. Desse modo, o programa será muito importante para as cidades contempladas”, explanou o prefeito Carlinhos do Mangão (PL).

Carlinhos do Mangão frisou que o programa trará mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores

O valor total do investimento no município será de aproximadamente R$ 1,9 milhão. Para o prefeito, o InfraMob é mais uma prova do compromisso do Governo de Goiás com a região do Entorno. “Para o nosso município, as benfeitorias trarão mais mobilidade, segurança e qualidade de vida aos moradores, além de deixar a cidade mais bonita e bem cuidada”, destacou Mangão.

Já a população de Santo Antônio do Descoberto, com cerca de 72 mil habitantes, enfrenta sérios problemas de infraestrutura devido à falta de pavimentação e a presença de buracos nas ruas. A cidade também é uma das contempladas com as obras que trarão conforto, segurança, acessibilidade adequada nas vias públicas urbanas e melhores condições de saúde, devido à diminuição da lama e poeira.

Aleandro Caldato com Pedro Sales: “Serão destinados 2 milhões de reais para recapeamento asfáltico”

O prefeito do município, Aleandro Caldato (UB), enfatizou a importância do programa para a comunidade. “Serão destinados R$ 2 milhões de reais para recapeamento asfáltico. É mais um investimento que, somado aos recursos municipais, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento urbano e social da cidade”, concluiu o gestor executivo do município, acrescentando ainda que serão discutidas as áreas dos investimentos a serem aplicados.