Prefeitos de Cristalina e Pirenópolis destacam a importância das obras em andamento na região

20 fevereiro 2025 às 15h04

COMPARTILHAR
Segundo informações da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), além destas duas obras mais emblemáticas para a região, também está sendo realizada a recuperação da malha urbana de 11 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) e a construção da ponte que ligará Valparaíso de Goiás a Novo Gama, com um investimento de quase R$ 22 milhões oriundos do Ministério das Cidades.
A estrutura com 30 metros de extensão e resistência para suportar até 45 toneladas, substituirá a antiga passagem de madeira, garantindo mais segurança e fluidez ao tráfego entre os dois municípios. A obra já alcançou quase 50% de execução e tem previsão de conclusão para 2025.
Relevância econômica
Segundo o prefeito de Cristalina, Luis Otávio Massa (PL), a GO-309 tem grande relevância econômica, pois atravessa uma área de forte produção agrícola, abrangendo cereais e hortifrutigranjeiros, tanto de cultivo irrigado quanto de sequeiro. Além disso, tem potencial turístico, pois leva à Pedra Chapéu do Sol, considerada uma das sete maravilhas de Goiás.
“A rodovia também atende uma demanda social importante, pois dá acesso ao assentamento das Três Barras e beneficia alunos que utilizam o transporte escolar. Sem contar que liga Goiás a Minas Gerais, criando um novo corredor de transporte para o estado vizinho”, destacou o gestor municipal.
Prevista para ser entregue em 2026, com um investimento superior a R$ 64 milhões, a pavimentação da GO-309 abrange 33,52 quilômetros entre Cristalina e a divisa com Minas Gerais. A rodovia desempenha um papel estratégico no transporte de mercadorias e na mobilidade da população.

Melhor acesso aos visitantes
Em Pirenópolis, o prefeito Nivaldo Melo (PSDB) ressaltou que as obras de pavimentação da GO-338, no distrito de Malhador, vão beneficiar tanto o setor produtivo quanto o turismo, um dos principais motores da economia local.
“Com uma estrada de qualidade, o transporte da produção agrícola e comercial se tornará mais ágil e eficiente. Isso aumentará a competitividade e criará novas oportunidades de emprego e renda. Além disso, Pirenópolis é um destino turístico reconhecido nacionalmente e essa obra facilitará o acesso de visitantes a diversas cachoeiras e pousadas. Representa um grande avanço na qualidade de vida para quem vive aqui”, concluiu Nivaldo.
Leia também:
Pavimentação da GO-309 vai ajudar a desenvolver o agronegócio e o turismo no Entorno