O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) foi fechado para visitação nesta quinta-feira, 26, devido a um incêndio que atingiu a região de Alto Paraíso de Goiás – o quarto em duas semanas. O comunicado foi realizado por meio das redes sociais do parque.

O fogo, segundo o Corpo de Bombeiros, teve início na última quarta-feira, 25, nas proximidades da Vila São Jorge. Como medida de segurança, todas as trilhas e atrativos do parque estão temporariamente suspensos até que o incêndio seja controlado.

Além de São Jorge, em Alto Paraíso, ocorreram outros focos de incêndio. “O incêndio teve início em ambos os lados da rodovia. O primeiro foco foi próximo à Cachoeira do Lajeado e Vale da Lua, e o outro aconteceu na entrada no parque, com direção à Trilha da Siriema”, afirmou capitão José Henrique Bandeira, comandante da base avançada dos bombeiros em Alto Paraíso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), o incêndio terminou por volta das 16h, mas o combate aos novos focos seguiu até à meia noite. Ainda segundo Bandeira, pela manhã do dia seguinte houve “reignição” no fogo, o que levou ao fechamento para visitação.

Mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários, estão mobilizados para apagar as chamas. (Pedro Moura)

Leia também:

Incêndio na Chapada dos Veadeiros destrói 10 mil hectares em 4 dias

Incêndio consome 35% de parque na Chapada dos Veadeiros antes de ser controlado