Candidatos a prefeito de Águas Lindas assinam carta-compromisso em prol da infância
02 outubro 2024 às 15h56
COMPARTILHAR
Devido à proximidade das eleições, o MPGO tem realizado uma mobilização junto aos candidatos a prefeito para que assinem uma carta intitulada “Eu Me Comprometo com a Primeira Infância”, contendo 25 compromissos relacionados ao desenvolvimento e proteção de crianças de 0 a 6 anos. Nos últimos dias, candidatos de sete cidades assinaram o documento, entre elas, Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.
Vale destacar que o município não é o primeiro da região circunvizinha ao DF a aderir à iniciativa. Concorrentes às prefeituras de Formosa, Luziânia e Planaltina já haviam assinado a carta em outros eventos organizados pelo MPGO, ocorridos entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro. Em todo o estado, a mobilização já envolveu candidatos de 36 municípios goianos.
Compromisso firmado
Em Águas Lindas, o evento de assinatura do documento foi organizado pelos promotores de Justiça Daniel Lima Pessoa, Tânia d’Able Rocha de Torres Bandeira e Lorena Mendes.
Estiveram presentes na ocasião os candidatos Dr. Lucas Antonietti (UB), Doutor Klaus Pazlhaço (PSOL), Ribeiro do Tullio (PSDB), Otávio Rodrigues (Pode) e Alexsandra do IEP (PSD), que compareceu ao evento como representante de Juraci Tesoura de Ouro (PSD), sendo ela vice na chapa do referido candidato.
Vale destacar que, entre os compromissos listados na carta, estão questões como o acesso à saúde para gestantes e crianças, à educação de qualidade, ao transporte escolar, à alimentação adequada, entre outros direitos.
A ideia de envolver os postulantes às prefeituras nessa temática, surgiu no âmbito do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, coordenado atualmente pelo MPGO e integrado por instituições como o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Ministério Público de Contas junto ao TCM, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO).
Leia também:
Luziânia é premiada como referência na defesa dos direitos da primeira infância