Luziânia é premiada como referência na defesa dos direitos da primeira infância
09 maio 2024 às 14h58
COMPARTILHAR
No início do ano, em entrevista especial ao Jornal Opção Entorno, o prefeito Diego Sorgatto (UB) já havia enfatizado os bons resultados da implementação, em 2023, do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) em Luziânia, que trouxe melhoria nos indicadores de saúde e, principalmente, educação para crianças de 0 a 6 anos. Graças a esse desempenho, o município obteve agora a premiação Ouro no Prêmio Pacto pela Primeira Infância – Edição 2023.
Os ganhadores foram divulgados pelo Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, com o intuito de reconhecer o trabalho realizado pelas cidades que contribuíram para o alcance dos indicadores definidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).
Luziânia foi a única participante entre os municípios do Entorno e ficou em segundo lugar em todo o Estado de Goiás, atrás apenas de Itumbiara. Ações como as campanhas de vacinação, ampliação do número de vagas na educação integral e inauguração de creches, entre outras iniciativas, fizeram a cidade se destacar em nível estadual.
Cumprindo metas
Para Diego Sorgatto, o prêmio coroa os esforços da atual gestão na promoção de uma infância saudável para as crianças do município e na defesa de seus direitos. “Avançamos em diversas áreas da administração pública e o prêmio nos motiva a fazer cada vez mais. Afinal de contas, esta é uma fase muito importante para o desenvolvimento saudável do ser humano”, avalia o prefeito. “Fomos o primeiro município do estado a criar o Plano Municipal Pela Primeira Infância e pretendemos atingir todas as metas estipuladas”, frisa.
O gestor diz que, para o cumprimento desses objetivos, foram realizados muitos investimentos em educação, como a criação de cerca de mil novas vagas em creches por meio da construção de três unidades de ensino, cumprindo, ainda este ano, a meta estabelecida para 2025. “Sabemos que avançamos muito e que fizemos em um mandato o que outras gestões não fizeram em 8 anos. Continuaremos perseguindo até atingir 100% daquilo que nos propomos a fazer”, acentua.
Diego ainda agradece a todos que colaboraram com a criação e implantação do Plano e destaca o trabalho do Poder Judiciário, na pessoa da Juíza Titular da Vara da Infância e Juventude de Luziânia, Dra. Célia Lara. “Sei dos desafios, mas com a ajuda e parceria de todos, iremos assegurar o desenvolvimento pleno das crianças de nosso município”, finaliza.