Workshop discute obras importantes para a mobilidade no Entorno

01 abril 2025 às 11h20

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O auditório da Associação Goiana de Municípios (AGM) vai receber logo mais, às 14h, gestores públicos, especialistas em mobilidade urbana, pesquisadores, jornalistas e estudantes para o 1º Workshop sobre os Estudos de Viabilidade para Corredores de Transporte no Entorno do DF, promovido pela Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG).
Na ocasião, o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC) vai apresentar como serão realizados os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) dos projetos de mobilidade que irão ligar o município de Luziânia à região administrativa Santa Maria (DF) e a cidade de Águas Lindas à região administrativa de Ceilândia (DF). Ambas as obras serão financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Etapas e metodologia
Responsável por atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos mais variados sistemas de transporte desde 1998, o LabTrans já atuou no Entorno em outra oportunidade, quando realizou o estudo de suporte à implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica na região.
Desta vez, durante o workshop, dois representantes do órgão, o coordenador Rodolfo Nicolazzi Philippi e o gestor técnico Victor Marques Caldeira, pretendem mostrar um pouco da estrutura do Laboratório, os trabalhos realizados e a metodologia que será aplicada nos estudos de viabilidade dos corredores. “Hoje eles têm um portfólio excelente, com capacidade de empenhar equipes exclusivas para cada um desses projetos, o que é muito importante em relação a tempo de execução e desenvolvimento”, explica Jean Damas, gerente de Transporte e Mobilidade da Região do Entorno do DF.
Ele acrescenta que o evento será uma oportunidade para a população e os gestores tirarem as principais dúvidas sobre as etapas de execução dos projetos, de forma a promover o diálogo entre os municípios envolvidos e alinhar estratégias para melhorar a mobilidade na região.

Soluções de transporte
Jean Damas esclarece que somente após o término do EVTEA é que serão definidas as melhores soluções de transporte rápido para as duas obras de mobilidade no Entorno previstas no PAC. “A previsão é de 10 meses para a conclusão de todo o estudo”, informa. “Somente com os dados do EVTEA saberemos se realmente a melhor solução é o Bus Rapid Transit (BRT), faixa exclusiva de ônibus ou metrô, por exemplo. Apesar de popularmente falarem em ‘BRT’, tecnicamente ainda não podemos dizer isso, enquanto essa fase não for finalizada”, avisa. Essa premissa vale principalmente para o trajeto entre Águas Lindas e Ceilândia.
Segundo Jean, o EVTEA desse trecho está orçado em quase R$ 2 milhões, mas não há ainda estimativa para o custo da obra em si e nem qual o tipo de sistema de mobilidade será feito. “Já entre Luziânia e Santa Maria, a tendência é que seja mesmo um BRT, porque seria uma sequência do que já existe na região. Mas somente os estudos irão definir isto”, pontua. E conclui: “Neste caso, já foram consignados R$ 975 milhões pelo governo federal para a realização da obra e o EVTEA será em torno de R$ 2,5 milhões”.
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