Cenário eleitoral em Santo Antônio do Descoberto, Entorno de Brasília: disputas e incertezas

24 fevereiro 2024 às 14h57

COMPARTILHAR
No epicentro da movimentação política está o secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre de Jesus, do União Brasil (UB), que poderá migrar para o Solidariedade (SD), partido do grupo do secretário de Comunicação Everaldo Brandão, para disputar o Paço Municipal. Alexandre foi escolhido pelo prefeito Aleandro Caldato (UB) dentre quatro opções, incluindo seu vice-prefeito e secretário de Educação Lima Vendedor (Podemos) e outros secretários de governo. Esta escolha ressalta sua influência no cenário político local.
Por outro lado, a oposição vislumbra a possibilidade de lançar Jéssica do Premium, esposa do deputado André do Premium (Avante), recentemente convidada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) para o partido, como candidata a prefeita. André, que anteriormente concorreu com Aleandro em 2020, agora é um dos principais atores políticos no município e contou com o apoio do grupo do prefeito em sua eleição para deputado estadual. Entretanto, o esperado apoio mútuo ainda não se concretizou. Se Jéssica realmente concorrer, poderá se tornar a primeira prefeita eleita na história do município.
Em outra corrente, o ex-prefeito Padre Getúlio de Alencar ressurge na arena política ainda sem partido definido, mas, ao que parece, contando com o apoio do também ex-prefeito Moacir Machado (PSDB), que entra para agregar mais complexidade à disputa. Do mesmo modo, o Partido dos Trabalhadores (PT) tenta fortalecer sua posição, apostando na professora Railda como candidata da esquerda.
Outros nomes, como da vereadora de oposição Meiranny Reis (PP) e Givaldo Moura (PL), secretário de Infraestrutura do atual governo, também tentam viabilizar suas candidaturas, enquanto o vice de Aleandro, Lima Vendedor, um dos preteridos na escolha como candidato governista, busca se manter como uma peça influente, avaliando cuidadosamente suas opções e o potencial de apoio que pode oferecer.
Neste cenário de indefinições e possíveis alianças, nada está firmado e acordos podem ser [re]feitos a qualquer momento, inclusive para preencher as vagas de vice nas chapas. Surpresas podem surgir a qualquer momento, moldando o rumo da corrida eleitoral e reconfigurando as dinâmicas políticas locais. Os próximos meses prometem ser intensos e decisivos para o futuro de Santo Antônio do Descoberto e do Entorno de Brasília.
Márcio Aguiar – Cientista político, consultor em comunicação e marketing político.