Um novo horizonte para a mobilidade urbana no Entorno do Distrito Federal: BRT de Águas Lindas
03 agosto 2024 às 10h27
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Por Márcio Aguiar*
Este investimento vem do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e representa um avanço significativo para Águas Lindas e para toda a região que depende de um transporte público eficiente e acessível.
Os recursos iniciais serão utilizados para os estudos técnicos, etapa fundamental para a elaboração do estudo preliminar e do anteprojeto do BRT. Esta abordagem meticulosa, como destacou ao Jornal Opção Entorno a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, garante que o projeto seja devidamente ajustado e aprimorado antes da execução, aumentando as chances de sucesso e eficiência da obra. “Liberaram o recurso para os estudos, assim o estado terá condições de fazer todos os aprimoramentos e adequações ao projeto”, afirmou Fleury.
A implementação do BRT promete transformar a vida de cerca de 50 mil pessoas, reduzindo o tempo de deslocamento entre Águas Lindas e o Distrito Federal em até 50%. Além de proporcionar maior rapidez e segurança, o projeto contribuirá para uma melhor qualidade de vida dos moradores.
A construção do BRT de Águas Lindas é apenas uma parte de um plano mais amplo de desenvolvimento regional, que inclui também o BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF). Caroline Fleury mencionou a importância desses projetos complementares para mitigar problemas de mobilidade que afetam a região há décadas. A colaboração entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e a União, por meio de uma governança intergovernamental, visa sustentar esses projetos a longo prazo.
Deste modo, o investimento em mobilidade urbana é essencial para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, um aspecto fundamental de qualquer sociedade democrática. “Precisamos de um transporte público de qualidade, para que as pessoas possam exercer seu direito de ir e vir, tendo o transporte como direito social, como tem de ser”, enfatizou Fleury ao Opção Entorno. Essa perspectiva destaca a mobilidade urbana como uma questão de infraestrutura e como um pilar central de justiça social.
*Márcio Aguiar – Cientista político, consultor em comunicação e geomarketing político
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