O Condomínio Pescador I, em Santo Antônio do Descoberto, foi alvo de ação da Equatorial Goiás juntamente com a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). O motivo foi a descoberta de 22 transformadores ligados clandestinamente à rede de distribuição de energia. É o famoso “gato”, na linguagem popular.

O condomínio, por sinal, que fica às margens do Lago Corumbá, é irregular e já havia sido embargado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais Agroecológicos (Semma) do município.

Cerca de 200 residências estavam ligadas de forma clandestina

“Gatos” sobrecarregam a rede

Segundo Pabllo Barbosa, gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, o furto de energia ocorria há mais de sete anos no local. “Essas cerca de 200 residências ligadas clandestinamente estavam sobrecarregando a rede elétrica da região e provocando interrupções no fornecimento de energia para clientes que pagam sua conta regularmente”, relata.

Quem incide nesse tipo de furto pode ser penalizado com reclusão e multa. Além disso, prejudica a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarrega a rede e aumenta o risco de curtos-circuitos, podendo inclusive, causar acidentes ou até mortes, por conta de manipulação do sistema sem a devida capacitação ou proteção.

Atuando em parceria

A ação no Condomínio Pescador I é uma das 125 operações já realizadas pela Equatorial em parceria com as autoridades policiais, visando o combate ao furto de energia. Já foram efetuadas 92 prisões.