Em Goiás, a população estimada de cães e gatos é de 1.250.000 e a meta é vacinar 80% desse total, conforme as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde. Assim como em anos anteriores, os municípios são responsáveis por definir as estratégias adotadas para a campanha, estabelecendo datas e horários. 

Em Cidade Ocidental, a vacinação acontece neste sábado (19), de 8h às 17 h, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e na Escola Municipal Alípio Pereira Braga, no bairro Jardim Edite. 

Raiva está erradicada do estado

A campanha de vacinação visa a prevenção da raiva humana. Segundo o coordenador estadual de Zoonoses, Fabrício Augusto de Sousa, a medida se dá por meio do controle da doença em cães e gatos. “Eles são os principais transmissores da doença e também são os animais mais próximos das pessoas. A vacinação antirrábica ainda é a única forma de prevenir a raiva nesses animais”, pontua.

Em Goiás, a última notificação da doença em humanos, transmitida pela variante 2 (canina), ocorreu em 2001. Já o último registro de raiva canina foi em 2002. “Não temos casos de raiva humana e canina transmitida pela variante dos cães há mais de 20 anos. Os últimos casos de raiva humana, canina ou felina registrados em Goiás foram transmitidos pela variante dos morcegos”, explica o coordenador da SES.

Leia também:

Vacinação de imunização contra raiva de herbívoros alcança 100% em Padre Bernardo