Ações de saúde em Luziânia devem beneficiar aproximadamente 20 mil pessoas

09 abril 2025 às 13h20

COMPARTILHAR
Segundo afirmou o prefeito Diego Sorgatto (UB), em entrevista ao Jornal Opção Entorno, essas três ações visam melhorar o cenário da saúde pública no município. “Quando tomei posse no primeiro mandato, em 2021, me deparei com uma rede de saúde completamente ineficiente, com longas filas de espera no nosso sistema de regulação e falta de médicos especialistas para atender a população. O número de pacientes que precisavam se deslocar para Goiânia para realizar tratamentos era enorme”, relembra. “Com esses programas, conseguimos reduzir as filas da regulação e de cirurgias, e agora a população tem acesso, próximo de suas casas, a tratamento médico”.
Entre as três iniciativas, a novidade fica por conta do projeto “Lentes do Bem”, lançado no Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Kelly Susan e que contempla, inicialmente, estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Posteriormente, será estendido para todos os alunos da rede municipal.

Por meio dessa ação, crianças são atendidas por médicos oftalmologistas e aquelas diagnosticadas com problemas oculares recebem os óculos, com armações à sua escolha. “O projeto vem reforçar o atendimento oftalmológico para nossos estudantes, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e também para uma melhor aprendizagem, uma vez que muitos alunos não avançam em seus estudos devido a problemas de visão”, observa Diego.
Pessoas da terceira idade do Centro de Convivência do Idoso e do projeto social Casa da Vovó também estão inclusos no programa, cujo foco, neste caso, é a prevenção da catarata e o tratamento cirúrgico do pterígio.

Cirurgias eletivas
O Opera Luziânia, por sua vez, é realizado no município desde 2022. Em suas três primeiras edições, contabilizou em torno de 23 mil cirurgias realizadas. Nesta nova etapa, o programa vai incluir retirada de varizes e outros procedimentos, como hemorroidectomia, colecistectomia videolaparoscópica, hernioplastia incisional, hernioplastia umbilical, hernioplastia inguinal, hernioplastia estrangulada, hernioplastia epigástrica, colpoperineoplastia anterior e posterior, e histerectomia total.

Para o tratamento de varizes, a prefeitura informa que os pacientes devem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde até o dia 24 de abril, para se cadastrarem. Cada posto está autorizado a realizar até 10 cadastros por dia, totalizando 320 diários. A equipe médica, então, irá analisar os casos e os pacientes elegíveis serão chamados para a consulta e os procedimentos. “Já para as cirurgias eletivas, não haverá novos cadastros e vamos seguir rigorosamente os critérios da nossa regulação municipal, contemplando aqueles que já se encontram cadastrados no nosso sistema”, informou o prefeito em suas redes sociais.
Mutirão da saúde

Outro projeto, realizado em formato de mutirão, é o Saúde na Sua Porta, que já realizou quase 100 mil procedimentos em um ano. A próxima edição ocorre de 10 a 12 de abril, na UBSF Teodorico Moreira, no bairro Sol Nascente, a partir das 7h.
Serão disponibilizadas consultas com clínico-geral, cardiologista, ginecologista e oftalmologista, além de exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mamografia, eletroencefalograma em vigília e espirometria.
A população também terá acesso a serviços de vacinação, atendimento odontológico e testagens rápidas de hepatite B e C, sífilis e HIV.
Leia também:
Glênio Magrini: “A população de Luziânia merece uma saúde robusta e qualificada”
E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!