Com o intuito de diminuir assaltos a transeuntes que se dirigem às paradas de ônibus nas primeiras horas da manhã em Valparaíso, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) realizou uma parceria com as forças de segurança do município e criou a Operação Embarque Seguro.

A medida, surgida a partir de um apelo da própria população, é realizada diariamente na região há cerca de 2 anos, com saída de viaturas do Batalhão a partir das 5h. Segundo balanço realizado pela PM, houve redução significativa dos atos delituosos. Agora, a corporação anunciou mais uma ação para intensificar os bons resultados da iniciativa: a ampliação do número de viaturas em serviço.

Áreas que exigem mais policiamento

Segundo o Major Eric Chiericato, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar (20º BPM) de Valparaíso, a operação tem sido um sucesso, diminuindo a sensação de insegurança no trajeto entre a residência e os pontos de ônibus, ou durante a espera do transporte. “Antigamente, roubos a trabalhadores que saíam de madrugada para pegar os ônibus eram muito comuns. O pessoal levava celulares, dinheiro de passagem e até marmitas”, relata o oficial. “Com a operação, hoje praticamente não vemos ocorrências no atendimento via 190”.

Major Eric Chiericato (à dir.): “É uma operação simples, porém com resultados muito positivos” (Foto: Divulgação)

De fato, dados do 20º BPM/5º CRPM, divulgados no início de 2024, já mostravam uma queda de quase 40% nos roubos a transeuntes, ao se comparar os anos de 2022 e 2023, época em que a Operação Embarque Seguro já estava em vigor. De acordo com Chiericato, as áreas mais críticas do município são os bairros de Céu Azul, Setor de Chácaras Ypiranga e parte de Valparaíso II.

Ele destaca, ainda, a recente decisão de se ampliar o efetivo policial na operação. “Estamos entrando com duas viaturas a mais além do efetivo normal à noite, justamente para atuar na madrugada e também entrar com policiamento pela manhã”, explica. E conclui: “É uma operação simples, porém com muitos resultados positivos”.