A empresa de transporte Amazônia Inter anunciou a redução no valor da passagem entre Planaltina de Goiás e Brasília, com o preço caindo de R$ 11,05 para R$ 7,74. Segundo a diretoria, a pirataria no setor tem prejudicado gravemente as operações das empresas de transporte legalizadas. 

Em Planaltina de Goiás, a disputa por passageiros com transportadores irregulares afeta diretamente o volume de usuários transportados. Estima-se que, de um total de 32 mil usuários diários, a empresa tenha perdido mais de 20 mil para veículos clandestinos, ficando responsável majoritariamente pelo transporte de gratuidades, como idosos, policiais civis e militares, além de bombeiros.

Falta de fiscalização 

A companhia ressaltou, ainda, que a redução tarifária visa atrair a atenção das autoridades fiscalizadoras para a falta de ação contra os transportes irregulares, que operam sem fiscalização efetiva por parte das esferas municipais, estaduais e federais. A Amazônia Inter pontuou que o problema está afetando de forma devastadora o setor de transporte legalizado.

“O nosso objetivo, com essa promoção, é chamar a atenção das entidades fiscalizadoras para o problema grave da clandestinidade e da pirataria no sistema de transporte semi-urbano. A falta de fiscalização tem contribuído para o crescimento da operação ilegal, causando grandes prejuízos e colocando em risco a continuidade do serviço legalizado”.

A redução no preço da passagem será mantida até que o aumento significativo no valor dos combustíveis torne a manutenção da tarifa inviável. Por fim, a Amazônia Inter reforçou que, diante do cenário atual, a medida não tem qualquer conotação política, sendo uma ação voltada exclusivamente para a sobrevivência econômica.

Leia também:

Seminário sobre transporte defende a Tarifa Zero e traz experiências bem-sucedidas no Entorno