Santo Antônio do Descoberto celebra 42 anos de emancipação política
14 maio 2024 às 13h22
COMPARTILHAR
Reza a lenda local que a imagem de Santo Antônio foi encontrada por escravos embaixo de um pé de angico, o que levou à construção de uma capelinha em sua homenagem. A exploração de ouro atraiu José Pereira de Lisboa em 1757, impulsionando o desenvolvimento da região.
O comércio, representado pela Casa de Negócios, fundada em 1938, desempenhou um papel vital na economia local. Hoje, Santo Antônio do Descoberto é uma comunidade em desenvolvimento, segundo o prefeito Aleandro Caldato (UB).
Segundo o gestor, ao assumir o comando do Executivo local, ele encontrou a cidade totalmente destruída e com um desequilíbrio financeiro muito grande. “Uma dívida de quase R$ 20 milhões por ano e uma cidade sem credibilidade, onde não se pagava o servidor público e nem os fornecedores. Mas Isso ficou para trás. O maior legado que vamos deixar é a estabilidade financeira do município”, destacou.
Aleandro enfatizou, ainda, que a participação dos parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) contribuiu significativamente para o desenvolvimento local, a exemplo do deputado Wilde Cambão (PSD). “Ele é um dos deputados que mais tem ajudado na minha gestão. O deputado estadual daqui, André do Premium (Avante), em seu primeiro mandato, também destinou emendas para o município, como 2 milhões para a área de saúde. São esses dois deputados estaduais que trabalham muito para a população de Santo Antônio”, afirmou o prefeito.
A presença forte da Igreja Católica
Figura nacionalmente conhecida, o pároco e reitor do Santuário de Santo Antônio há 19 anos, Padre Marcelo José Vieira Júnior, acompanha de perto as transformações do município. Ele lembra como era Santo Antônio do Descoberto assim que chegou: “Naquele tempo, não era uma cidade muito tranquila. Havia gangues e muita violência, ou seja, um campo em que a igreja precisava atuar fortemente. Então, começamos um forte trabalho de evangelização das crianças e dos adolescentes na região”, contou o religioso.
Padre Marcelo avalia que hoje a cidade está melhor do que quando chegou. “A gestão atual da prefeitura já não atrasa o salário dos funcionários públicos e isso nem sempre era cumprido pelo poder público. Agora, na parte viária, existem problemas. Algumas ruas se tornaram intransitáveis. No entanto, na educação vejo que melhorou muito. Não falta lanche nas escolas, por exemplo, e não faltam professores em sala de aula. Ou seja, muita coisa melhorou nesta gestão”, frisou o sacerdote.
Padre Marcelo finalizou dizendo que se emociona, ao falar da população de Santo Antônio. “Aqui estou plantando meu coração. Santo Antônio Descoberto é uma cidade para a qual cheguei e tenho plantado amor e colhido amor”.
Obras sociais no município
A Pastoral da Caridade da Paróquia Santuário de Santo Antônio prepara e distribui sopa de segunda a sexta-feira para famílias carentes. Além disso, a paróquia atende cerca de 90 famílias mensalmente, oferecendo cestas básicas na segunda quarta-feira de cada mês, graças às doações dos fiéis.
A Creche Menino Deus, localizada no Centro de Caridade Dom Ávila, desempenha um papel fundamental na vida de mais de 300 crianças, oferecendo-lhes um ambiente seguro e acolhedor de segunda a sexta-feira. Foi inaugurado recentemente, ainda, um orfanato e o Lar dos Idosos, muito significativos para a população local.
A manutenção da creche é possível graças à dedicação da própria igreja, que conta com o dízimo e as doações dos fiéis. A prefeitura, por sua vez, colabora com a manutenção dos funcionários e a alimentação das crianças, demonstrando um importante apoio à iniciativa.
Economia, saúde e educação
Segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB per capita do município é de pouco mais de R$ 10 mil, colocando-o nas posições 244 de 246 e 4681 de 5570 entre os municípios do estado e do país, respectivamente. No que tange à área de saúde, a taxa média de mortalidade infantil na cidade é de 12,44 por 1.000 nascidos vivos, enquanto as internações por diarreia são de 2,8 por cada 1.000 habitantes. Em comparação com outros municípios do estado, a cidade ocupa as posições 100 de 246 e 126 de 246, respectivamente.
Em 2010, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos atingiu 96,9%. Em comparação com outras cidades de Goiás, ficou na posição 182 de 246, enquanto em relação a todos os municípios do país, alcançou a posição 3751 de 5570.
Quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2021, os anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública obtiveram um índice de 4,5, e os anos finais, de 4,2. Em relação aos demais municípios do estado, ficou nas posições 226 e 235 de 246, respectivamente.
Sessão Solene na Câmara Municipal
As celebrações começaram no dia 11, com apresentações de artistas da região, seguidas pelo show da cantora da Naiara Azevedo, Hungria Hip HoP e Matheus & Kauan.
Nesta terça-feira (14), haverá o desfile cívico das escolas municipais e estaduais, acompanhado pelas bandas da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Estado de Goiás. O encerramento das comemorações será em uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto.