O Jornal Opção Entorno recebeu a denúncia de que há superlotação no ônibus escolar que sai de Parque Nápoles, na Cidade Ocidental, às 11h40, em direção a uma escola municipal no bairro Araguari. O transporte, com capacidade para 59 alunos sentados, leva 193 educandos, entre crianças e adolescentes.

A diarista Patrícia Helena de Souza, cuja filha tem 7 anos e utiliza o ônibus, diz que não só a superlotação, como a mistura de alunos mais jovens com os mais velhos, gera insegurança. “Os maiores batem nas crianças e elas passam mal dentro do ônibus; então, é desumano o que vem acontecendo”, protesta.

Patrícia Helena: “Estou pedindo uma solução não só pela minha filha, mas por todas as crianças” (Foto: Divulgação)

De acordo com a diarista, a Secretaria Municipal de Educação já foi acionada quanto ao problema, mas nada foi resolvido até o momento. “Estou pedindo uma solução não só pela minha filha, mas por todas as crianças”, declara.

A dona de casa Elaine Raquel do Nascimento, mãe de um menino de 9 anos, também denuncia a superlotação. “As crianças podem se machucar. Tem que colocar mais um ônibus para a segurança dos nossos filhos, para que todos possam ir sentados”, afirma. “Espero que a Secretaria de Educação veja o lado das mães”.

Ruas intransitáveis

Situação calamitosa nas ruas do Parque Nápoles (Foto: Divulgação)

Como se não bastasse essa dificuldade, o transporte ainda sofre com a falta de asfalto na região, sendo comuns os episódios de atolamento, principalmente em época de chuva. “Muitas ruas ficam intransitáveis, devido aos buracos. Isto ocorre em todo Parque Nápolis A e Parque Nápolis B”, denuncia o vereador Robson Campos (UB).

Em outro ponto da cidade, o parlamentar relata, ainda, a falta de coleta de lixo. “Crianças dividem o espaço com o lixo, na hora de pegar o ônibus escolar no Parque Estrela Dalva 1”, conta.

Robson Campos: “Muitas ruas ficam intransitáveis, devido aos buracos” (Foto: Divulgação)

Em busca de soluções

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informa que na última sexta-feira, dia 5 de abril, foi realizada uma reunião para resolver a questão da superlotação: “O setor de transporte realizou um mapeamento das quadras que serão atendidas considerando a distância até a escola. Essa reorganização tem a intenção de primar pela segurança dos alunos dentro do transporte escolar. Ficou determinada também uma nova rota a qual o ônibus irá fazer na ida e na volta, não havendo mais um ponto fixo para o embarque”.

Quanto à falta de asfalto no bairro Parque Nápolis A e B, a prefeitura de Cidade Ocidental esclarece, também em nota, que estão sendo realizadas intervenções no local: “Estamos cientes dos transtornos causados pelas obras em andamento no bairro. A obra de qualificação viária, para executar infraestrutura destinada à pavimentação asfáltica, galeria de águas pluviais e recapeamento para mobilidade urbana no bairro Nápolis A e B, segue rigorosamente o cronograma”.

Após ser procurada pela reportagem do Jornal Opção Entorno, a prefeitura providenciou a coleta imediata do lixo no bairro Parque Estrela d’Alva I (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cidade Ocidental)

Já em relação ao lixo no bairro Parque Estrela d’Alva I, a prefeitura declara que os bairros Estrela d’Alva I e III são atendidos pela coleta todas as semanas de terça à sexta-feira. “Porém, com as chuvas torrenciais que têm atingido o município, a coleta acabou sendo prejudicada”, diz o comunicado.

Ainda, de acordo com o informe do Poder Executivo municipal, somente por meio da reportagem do Jornal Opção é que o assunto chegou ao conhecimento da prefeitura, mas as providências estão sendo tomadas. “Já foi feita a solicitação junto à empresa para que o lixo seja coletado hoje, extraordinariamente. Depois disso, a coleta volta a passar nos dias citados normalmente”. E conclui: “Ainda em tempo, gostaríamos de solicitar aos moradores que sempre que houver algum tipo de falha na coleta, que possa nos informar pelo nosso número de atendimento ao cidadão, que é (61) 99626-0568”.

Confira, no vídeo a seguir, o ônibus escolar atolando em uma das vias do bairro Parque Nápoles: